Sociedade Brasileira de História da Matemática. Uma história de sua criação e as contribuições ao desenvolvimento da área de pesquisa em História da Matemática no Brasil

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2020v20n4008-31

Palavras-chave:

Matemática, História, Sociedades Científicas, História da Matemática no Brasil

Resumo

No dia 30 de março de 1999, nas dependências do Hotel Vitória Palace, em Vitória, Espírito Santo, foi fundada a Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), na ocasião do III Seminário Nacional de História da Matemática. Evento esse, reunindo um grande número de pesquisadores brasileiros, na área de História da Matemática. Constando, também, com a distinta presença de alguns convidados estrangeiros. A decisão de se criar uma sociedade científica, específica em História da Matemática no Brasil, surgiu quando o grupo de pesquisadores, atuantes nesta área, constatou um crescimento significativo de trabalhos, envolvendo esse campo de pesquisa. No entanto, não havia um espaço que possibilitasse a divulgação e discussão desses trabalhos. Para veicular suas pesquisas, participavam de eventos ou congressos organizados por outras sociedades. O mesmo acontecia com relação às publicações. Na veemência de solucionar tal questão, esse grupo criou a SBHMat que, com seus direitos de sociedade, poderia organizar eventos e estabelecer um periódico específico em História da Matemática no Brasil. Nessa perspectiva, este texto tem por objetivo apresentar a história da criação da Sociedade Brasileira de História da Matemática e, não menos importante, concluir que, a partir da fundação da SBHMat, houve o fortalecimento da referida área no Brasil, podendo ser institucionalizada e considerada como campo de investigação científica, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelica Raiz Calabria, SBHMat

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro e, também, em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano - Batatais/SP. É mestre e doutora em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro e foi professora do Cursinho Comunitário da Unesp/Rio Claro e de escolas públicas no Ensino Fundamental também na cidade de Rio Claro. É pós doutora pela UNESP - Rio Claro, na área de História da Matemática do Brasil. Lecionou Cálculo e Estatística no Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto e, atualmente, leciona a disciplina de Bioestatísitca no Centro Universitário Claretiano. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática e articulações entre História da Matemática e Educação Matemática

Sergio Roberto Nobre, UNESP - Rio Claro

Professor Titular do Departamento de Matemática - IGCE, UNESP. Membro Efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris). Graduado em Matemática pela UNICAMP (1982) e doutor em História da Matemática pela Sektion Mathematik e Karl Sudhoff Institut da Universidade de Leipzig, Alemanha (1994). Pós-Doutorado realizado na Ludwig-Maximilian-Universität, Munique (1999-2000). Livre-Docente em História da Matemática (2001) pela UNESP. Vice-Diretor e Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP (2009-2017) e Vice-Reitor da UNESP (2017-2021). Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática, tendo sido seu Secretário-Geral (1999-2007) e Presidente (2007-20015). Membro do Executive Committee da International Commission for the History of Mathematics (2004-2017). Pesquisador convidado do Max-Planck-Institut für Geschichte der Naturwissenschaften - Berlin (08/2003-02/2004). Outras atividades: Editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Desenvolve pesquisas em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática e história da matemática no Brasil.

Referências

ATA DE FUNDAÇÃO SBHMAT. 30 de março de 1999.

CAVALARI, M. F. 2012. As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o desenvolvimento da Matemática Brasileira. Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP Campus de Rio Claro.

COLEÇÃO História da Matemática para Professores – CAPA – 2007.

D’AMBROSIO, U. 2001. Palavras do Presidente da SBHMat na sessão de abertura do IV SNHMat. Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro/SP.

______. 2011. Revistas e Sociedades Matemáticas. In: Revista Brasileira de História da Matemática, vol XI, nº 23, 63 – 72.

DIAS, A.L.M. 2002. Engenheiros, Mulheres, Matemáticos: interesses e disputas na profissionalização da Matemática na Bahia (1896-1968). São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – USP.

NOBRE, S.R. 1997. A Investigação Científica em História da Matemática em Portugal e no Brasil: o caminho para sua consolidação como área acadêmica. Anais do II Seminário Nacional de História da Matemática e II Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Rio Claro/SP.

_______. 2007. Ubiratan D’Ambrosio e o movimento científico e institucional da História da Matemática no Brasil. In: Ubiratan D'Ambrosio: conversas, memórias, vida acadêmica, orientandos, educação matemática, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal.

NOBRE, S. R.; TEIXEIRA, M.V. 2003. A consolidação do movimento científico da História da Matemática no Brasil: resultado do V Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro/SP.

_______. 2019. 20 anos de fundação da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Palestra de Mesa de Abertura – XIII Seminário Nacional de História da Matemática.

SBHC – Sociedade Brasileira de História da Ciência. Disponível em: <http://www.sbhc.org.br/>. Acesso em: 10 nov. 2017.

SBHMat – Sociedade Brasileira de História da Matemática. Disponível em: <http://www.sbhmat.org/>. Acesso em: 20 nov. 2017.

SILVA, C.M. da S. 2006. Politécnicos ou matemáticos? In: História, Ciência, Saúde – Manguinhos. vol. XIII. nº 4, 891 – 908. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13n4/06.pdf>. Acesso em 24 fev. 2019.

SILVA, C. P. A Matemática no Brasil: uma história de seu desenvolvimento. 2ª Edição. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 1999.

TRIVIZOLI, L. M. 2008. Sociedade Matemática de São Paulo: um estudo histórico institucional. (Dissertação: Mestrado). Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP Campus de Rio Claro.

TRIVIZOLI, L. M. 2009. Sinais da Organização da Comunidade Matemática Brasileira: Sociedade Matemática de São Paulo. Revista Brasileira de História da Matemática, vol IX, n.º 18, 153 – 168.

Downloads

Publicado

17-08-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 902     PDF downloads: 18176

Como Citar

CALABRIA, Angelica Raiz; NOBRE, Sergio Roberto. Sociedade Brasileira de História da Matemática. Uma história de sua criação e as contribuições ao desenvolvimento da área de pesquisa em História da Matemática no Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 20, n. 40, p. 08–31, 2021. DOI: 10.47976/RBHM2020v20n4008-31. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/324. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos