O movimento histórico da vida de Emmy Noether

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4425-44

Palavras-chave:

Emmy Noether, Movimento lógico-histórico, Álgebra Abstrata

Resumo

Emmy Noether foi uma estudiosa da área de Matemática que viveu o auge de sua vida acadêmica no início do século XX, o século dos grandes desenvolvimentos matemáticos. A autora contribuiu significativamente para a construção da Álgebra Abstrata, mesmo vivendo em momentos de lutas e perseguições políticas, sociais e culturais. Assim, este artigo visa mostrar o movimento realizado por Noether para atingir seu grande objetivo de vida, que era estudar e se dedicar à Matemática, considerando sempre os contextos sociais, culturais e políticos da época. Este texto destaca, também, suas contribuições teóricas por meio de seus artigos, palestras e orientações acadêmicas. Apesar de sua importância para o desenvolvimento histórico da Matemática, seu reconhecimento mediante os demais teóricos da área fica aquém do almejado, provavelmente pela desvalorização feminina, enfrentada por ela e registrada em sua história.

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Biografia do Autor

Aline Mota de Mesquita Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2007), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra e ensino de Álgebra.

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Publicado

20-05-2022

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Como Citar

SILVA, Isadora Ferreira da; ASSIS, Aline Mota de Mesquita. O movimento histórico da vida de Emmy Noether. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 22, n. 44, p. 25–44, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4425-44. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/367. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos