A Disciplina História da Matemática do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, anos 1972–1982
DOI:
10.47976/RBHM2020v20n3961-73Palavras-chave:
Currículo, Disciplina, História da Educação MatemáticaResumo
A História da Matemática vem se consolidando como uma disciplina autônoma desde o século XX. Entretanto, o que se sabe sobre sua trajetória histórica no Brasil ainda é limitada, pois são poucas as pesquisas históricas que retratam tal objeto investigativo. Tendo em vista esses indícios, nesse artigo apresentamos uma caracterização histórica da presença da disciplina História da Matemática no primeiro currículo do curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, nos anos 1972 a 1982. Para obtenção dos dados, nos valemos de fontes primárias do Inventário Arquivístico desse curso e, então, produzimos uma narrativa descritiva acerca da presença histórica dessa disciplina, baseada na análise documental. Os resultados apontam uma inclusão curricular breve, influenciada por outros cursos de Matemática do período e uma abordagem do conteúdo sem conexões com aspectos didático-pedagógicos formativos.
Downloads
Métricas
Referências
CAVALARI, M. F. Um histórico do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP). Revista Brasileira de História da Matemática – RBHM, Rio Claro, vol. 12, n. 16, pp. 15–30, 2012.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
CURY, F. G. Análise narrativa em trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, Rio Claro, vol. 23, n. 35A, pp. 59–73, 2010.
D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAUJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Autêntica Editora, 2004.
D’ANTONIO, S. R. Comunicação e saberes docentes: uma reflexão sobre o curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Maringá. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
FRAGOSO, W. C. História da matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. Dissertação (mestrado profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2011.
JONES, P. S. The history of mathematics as a teaching tool: Thirty-first Yearbook. In: National Council of Teachers of Mathematics. Historical topics for the mathematics classroom. Washington, D.C, 1969.
MACHADO, S. R. A. As modificações curriculares do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá: mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971–1996. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Maringá – PR, 2019.
MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. As políticas educacionais para cursos de Matemática no Brasil entre as décadas de 1960 a 1970: um olhar a partir da Revista Documenta. Revista Valore, vol. 3, pp. 62–72, 2018.
MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. Uma história para o inventário arquivístico do Departamento de Matemática da UEM. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, vol. 6, n. 17, pp. 56–70, 2019.
NOBRE, S. Introdução à história da história da matemática: das origens ao século XVIII. Revista Brasileira de História da Matemática – RBHM, vol. 2, n. 3, 2002.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Códigos de Disciplinas do Departamento de Matemática: 1971–1973. Maringá, 1973
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Histórico das disciplinas de 1974. Maringá, 1974.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Plano de Ensino de História da Matemática. Maringá, 1979.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Relatório Final de Atividades em Disciplinas por Turma. Maringá, 1982.
SILVA, C. M. S. A História da Matemática e os cursos de formação de professores. In: CURY, H. N. Formação de professores de matemática: uma visão multifacetada I organizado por Helena Noronha Cury. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
STAMATO, J. M. de A. A disciplina histórica da Matemática e a formação do professor de Matemática: dados e circunstâncias de sua implantação na Universidade Estadual Paulista, campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
TRIVIZOLI, L. M. Intercâmbios acadêmicos matemáticos entre EUA e Brasil: uma globalização do saber. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
TRIVIZOLI, L. M. Um panorama para a investigação em história da matemática: surgimento, institucionalização, pesquisas e métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, vol. 5, n. 8, pp. 189–212, 2016.
WUSSING, H. Historiography of Mathematics: Aims, Methods, Tasks. In: WOODWARD, W. R.; COHEN, R. S. (Ed.). World Views and Scientific Discipline Formation. vol. 134. Boston: Springer, pp. 63–73, 1991.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 638 PDF downloads: 366