Achille Bassi e os Elementos Contribuintes à Institucionalização da Matemática no Ensino Superior Brasileiro

Autores

  • Aline Leme da Silva aline_leme@yahoo.com.br
    SESI
  • Márcia Helena Alvim marcia.alvim@ufabc.edu.br
    Universidade Federal do ABC

DOI:

10.47976/RBHM2018v18n3555-72

Palavras-chave:

Institucionalização da Matemática, Históriada Matemática, Achille Bassi

Resumo

Neste artigo iremos buscar compreender as relações desenvolvidasentre a Universidade do Brasil e a Universidade de São Paulo (campus de São Carlos) por meio da atuação do matemático Achille Bassi e, desta forma, refletir sobre alguns elementos contribuintes ao processo de institucionalização da Matemática no Ensino Superior brasileiro. Para isso, nos deteremos resumidamente à biografia do personagem e ao contexto do processo de criação das duas Instituições de Ensino: aFaculdade Nacional de Filosofia (FNFi), integrante da Universidade do Brasil (UB), fundada em 1939 no Rio de Janeiro; e a Universidade de São Paulo (USP) criada em 1934 e expandida para o interior paulista, especificamente para São Carlos, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em 1953. A pesquisa baseada naanálise de fontes documentais do acervo de Achille Bassi e da EESC discutiu o processo inicial de institucionalização da Matemática em São Paulo, sinalizando para a importância da circulação de conhecimentos e matemáticos europeus na implantação destas instituições brasileiras.

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Publicado

22-10-2020

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Como Citar

DA SILVA, Aline Leme; ALVIM, Márcia Helena. Achille Bassi e os Elementos Contribuintes à Institucionalização da Matemática no Ensino Superior Brasileiro. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 55–72, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2018v18n3555-72. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/27. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos