Achille Bassi e os Elementos Contribuintes à Institucionalização da Matemática no Ensino Superior Brasileiro
DOI:
10.47976/RBHM2018v18n3555-72Keywords:
Institucionalização da Matemática, Históriada Matemática, Achille BassiAbstract
Neste artigo iremos buscar compreender as relações desenvolvidasentre a Universidade do Brasil e a Universidade de São Paulo (campus de São Carlos) por meio da atuação do matemático Achille Bassi e, desta forma, refletir sobre alguns elementos contribuintes ao processo de institucionalização da Matemática no Ensino Superior brasileiro. Para isso, nos deteremos resumidamente à biografia do personagem e ao contexto do processo de criação das duas Instituições de Ensino: aFaculdade Nacional de Filosofia (FNFi), integrante da Universidade do Brasil (UB), fundada em 1939 no Rio de Janeiro; e a Universidade de São Paulo (USP) criada em 1934 e expandida para o interior paulista, especificamente para São Carlos, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em 1953. A pesquisa baseada naanálise de fontes documentais do acervo de Achille Bassi e da EESC discutiu o processo inicial de institucionalização da Matemática em São Paulo, sinalizando para a importância da circulação de conhecimentos e matemáticos europeus na implantação destas instituições brasileiras.
Downloads
Metrics
References
BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo.2000.Escola de Engenharia de São Carlos:os primeiros tempos: 1948-1971,São Carlos, EdUFSCar.
CAVALARI, Mariana Feiteiro. 2012. As contribuições de Chaim Samuel Hönigpara o desenvolvimento da matemática brasileira. 202 f. Tese (doutorado em Educação Matemática) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro.
D’AMBROSIO. Ubiratan. 2008. Uma história concisa da matemática no Brasil. São Paulo,Editora Vozes.
DANTES, Maria Amélia M.; HAMBURGER, Amélia Império. 1996. A Ciência, os Intercâmbios e a História da Ciência: Reflexões sobre a Atividade Científica no Brasil. In: HAMBURGER, Amélia Império (Org.). A Ciência nas relações Brasil-França (1850-1950),São Paulo, EDUSP/ FAPESP.
ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição.2012.Nicolas Bourbaki e o Movimento da Matemática Moderna. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 2, n. 3, p.28-37.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; SILVA, Ana Elisa Gerbasi.1991.Professores Estrangeiros na Faculdade Nacional de Filosofia, RJ (1939-1951). Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 78, p. 59-71.
FERREIRA, Marieta de Moraes. 2012. O ensino de história na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Revista História, Ciência, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro,v. 19, n. 02, p.611-636.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 296 PDF (Português (Brasil)) downloads: 258