Achille Bassi e os Elementos Contribuintes à Institucionalização da Matemática no Ensino Superior Brasileiro

Authors

  • Aline Leme da Silva aline_leme@yahoo.com.br
    SESI
  • Márcia Helena Alvim marcia.alvim@ufabc.edu.br
    Universidade Federal do ABC

DOI:

10.47976/RBHM2018v18n3555-72

Keywords:

Institucionalização da Matemática, Históriada Matemática, Achille Bassi

Abstract

Neste artigo iremos buscar compreender as relações desenvolvidasentre a Universidade do Brasil e a Universidade de São Paulo (campus de São Carlos) por meio da atuação do matemático Achille Bassi e, desta forma, refletir sobre alguns elementos contribuintes ao processo de institucionalização da Matemática no Ensino Superior brasileiro. Para isso, nos deteremos resumidamente à biografia do personagem e ao contexto do processo de criação das duas Instituições de Ensino: aFaculdade Nacional de Filosofia (FNFi), integrante da Universidade do Brasil (UB), fundada em 1939 no Rio de Janeiro; e a Universidade de São Paulo (USP) criada em 1934 e expandida para o interior paulista, especificamente para São Carlos, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em 1953. A pesquisa baseada naanálise de fontes documentais do acervo de Achille Bassi e da EESC discutiu o processo inicial de institucionalização da Matemática em São Paulo, sinalizando para a importância da circulação de conhecimentos e matemáticos europeus na implantação destas instituições brasileiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos Pinto.2014.História da Ciência para formação de professores,São Paulo,Editora Livraria da Física.

BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo.2000.Escola de Engenharia de São Carlos:os primeiros tempos: 1948-1971,São Carlos, EdUFSCar.

CAVALARI, Mariana Feiteiro. 2012. As contribuições de Chaim Samuel Hönigpara o desenvolvimento da matemática brasileira. 202 f. Tese (doutorado em Educação Matemática) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro.

D’AMBROSIO. Ubiratan. 2008. Uma história concisa da matemática no Brasil. São Paulo,Editora Vozes.

DANTES, Maria Amélia M.; HAMBURGER, Amélia Império. 1996. A Ciência, os Intercâmbios e a História da Ciência: Reflexões sobre a Atividade Científica no Brasil. In: HAMBURGER, Amélia Império (Org.). A Ciência nas relações Brasil-França (1850-1950),São Paulo, EDUSP/ FAPESP.

ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição.2012.Nicolas Bourbaki e o Movimento da Matemática Moderna. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 2, n. 3, p.28-37.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; SILVA, Ana Elisa Gerbasi.1991.Professores Estrangeiros na Faculdade Nacional de Filosofia, RJ (1939-1951). Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 78, p. 59-71.

FERREIRA, Marieta de Moraes. 2012. O ensino de história na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Revista História, Ciência, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro,v. 19, n. 02, p.611-636.

Published

2020-10-22

Métricas


Visualizações do artigo: 296     PDF (Português (Brasil)) downloads: 258

How to Cite

DA SILVA, Aline Leme; ALVIM, Márcia Helena. Achille Bassi e os Elementos Contribuintes à Institucionalização da Matemática no Ensino Superior Brasileiro. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 18, no. 35, p. 55–72, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2018v18n3555-72. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/27. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos