INTERCÂMBIOS ACADÊMICOS MATEMÁTICOS ENTRE EUA E BRASIL POR MEIO DE BOLSAS DE ESTUDOS
DOI:
10.47976/RBHM2015v15n3049-60Palavras-chave:
História da Matemática no Brasil, Influências Estrageiras na Matemática, Intercâmbios Científicos na Matemática.Resumo
O estudo da história das relações científicas entre os países é de primordial importância ao analisar o processo de implantação da atividade científica em Matemática no Brasil. Neste sentido, a metodologia deste trabalho se baseia no entendimento sobre a geração, a organização e a difusão do conhecimento como resultado de encontros culturais, visando contribuir para a identificação das influências estrangeiras na institucionalização da investigação científica nas áreas da Matemática no Brasil e para a compreensão dos vínculos entre a comunidade matemática brasileira e estadunidense. Neste trabalho, apresentaremos os matemáticos brasileiros que fizeram parte da fase inicial do intercâmbio acadêmico entre Brasil e Estados Unidos por meio de bolsas de estudos concedidas por fundações privadas (Fundação Rockefeller, Fundação Guggenheim e Comissão Fulbright) no período de 1945 a 1980. A identificação dos matemáticos brasileiros que realizaram seus estudos nos EUA com bolsas concedidas por uma das três instituições estadunidenses se deu por meio de consulta e análise de documentação e listagens de bolsistas fornecidas pelas instituições abordadas.
Downloads
Métricas
Referências
BURNETT, D. Graham. Trying Leviathan: The Nineteenth-Century New York Court Case That Put the Whale on Trial and Challenged the Order of Nature. Princeton University Press, 2007.
D´AMBROSIO, Ubiratan. An adequate historiography for non-western mathematics. In: Mathematics Across Cultures. The History of Non-Western Mathematics, ed. Helaine Selin, Kluwer Academic Publisher, Dordrecht, 2000; pp.79-92.
D'AMBROSIO, Ubiratan. A internacionalizaçãoda Educação Matemática na América Latina. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 15, n. 9, p.7-21, jan./abr. 2014. Quadrimestral.
FULBRIGHT COMISSÃO PARA O INTERCÂMBIO EDUCACIONAL ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL. Relação de ex-bolsistas. 2010. Disponível em: < http://www.fulbright.org.br/component/option,com_fulbrighters/Itemid,26/>. Acesso em: 17 out. 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA. IMPA 50 anos. Rio de Janeiro, 2003. 322 p. Disponível em:<http://webold.impa.br/Publicacoes/50anos.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2014
JOHNSON, Lonnie R. Fulbright at Fifty: Austrian-American Educational Exchange, 1950-2000. Viena: Fulbright Comission, 2000. Disponível em <http://www.fulbright.at/fileadmin/user_upload/news/festschrift.pdf >. Acesso em 17 out. 2014.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 221 PDF downloads: 128