INTERCÂMBIOS ACADÊMICOS MATEMÁTICOS ENTRE EUA E BRASIL POR MEIO DE BOLSAS DE ESTUDOS

Autores/as

  • Lucieli Maria Trivizoli lmtrivizoli@uem.br
    Departamento de Matemática – UEM – campus de Maringá - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2015v15n3049-60

Palabras clave:

História da Matemática no Brasil, Influências Estrageiras na Matemática, Intercâmbios Científicos na Matemática.

Resumen

O estudo da história das relações científicas entre os países é de primordial importância ao analisar o processo de implantação da atividade científica em Matemática no Brasil. Neste sentido, a metodologia deste trabalho se baseia no entendimento sobre a geração, a organização e a difusão do conhecimento como resultado de encontros culturais, visando contribuir para a identificação das influências estrangeiras na institucionalização da investigação científica nas áreas da Matemática no Brasil e para a compreensão dos vínculos entre a comunidade matemática brasileira e estadunidense. Neste trabalho, apresentaremos os matemáticos brasileiros que fizeram parte da fase inicial do intercâmbio acadêmico entre Brasil e Estados Unidos por meio de bolsas de estudos concedidas por fundações privadas (Fundação Rockefeller, Fundação Guggenheim e Comissão Fulbright) no período de 1945 a 1980. A identificação dos matemáticos brasileiros que realizaram seus estudos nos EUA com bolsas concedidas por uma das três instituições estadunidenses se deu por meio de consulta e análise de documentação e listagens de bolsistas fornecidas pelas instituições abordadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BASALLA, George. The Spread of Western Science. Science, New York, v. 156, n. 3775, p.611-622, 05 maio 1967.

BURNETT, D. Graham. Trying Leviathan: The Nineteenth-Century New York Court Case That Put the Whale on Trial and Challenged the Order of Nature. Princeton University Press, 2007.

D´AMBROSIO, Ubiratan. An adequate historiography for non-western mathematics. In: Mathematics Across Cultures. The History of Non-Western Mathematics, ed. Helaine Selin, Kluwer Academic Publisher, Dordrecht, 2000; pp.79-92.

D'AMBROSIO, Ubiratan. A internacionalizaçãoda Educação Matemática na América Latina. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 15, n. 9, p.7-21, jan./abr. 2014. Quadrimestral.

FULBRIGHT COMISSÃO PARA O INTERCÂMBIO EDUCACIONAL ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL. Relação de ex-bolsistas. 2010. Disponível em: < http://www.fulbright.org.br/component/option,com_fulbrighters/Itemid,26/>. Acesso em: 17 out. 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA. IMPA 50 anos. Rio de Janeiro, 2003. 322 p. Disponível em:<http://webold.impa.br/Publicacoes/50anos.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2014

JOHNSON, Lonnie R. Fulbright at Fifty: Austrian-American Educational Exchange, 1950-2000. Viena: Fulbright Comission, 2000. Disponível em <http://www.fulbright.at/fileadmin/user_upload/news/festschrift.pdf >. Acesso em 17 out. 2014.

Publicado

2020-10-30

Métricas


Visualizações do artigo: 181     PDF (Português (Brasil)) downloads: 112

Cómo citar

TRIVIZOLI, Lucieli Maria. INTERCÂMBIOS ACADÊMICOS MATEMÁTICOS ENTRE EUA E BRASIL POR MEIO DE BOLSAS DE ESTUDOS. Revista Brasilera de História de la Matemática, [s. l.], vol. 15, n.º 30, p. 49–60, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2015v15n3049-60. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/84. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Artigos