O Passeio do cavalo, de L. Euler (Tradução)

Authors

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4317-67

Keywords:

L. Euler, Xadrez, Passeio do cavalo, Tradução

Abstract

Esta é uma tradução do artigo Solution d’une question curieuse qui ne paroit soumise à aucune analyse, de L. Euler (1707-1783), sobre o passeio do cavalo no tabuleiro de xadrez.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Frederico Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), com tese sobre História da Ciência, após graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Foi coordenador de curso da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Carangola e professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora, no período 2004-2006, onde atuou também como professor da pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Ciências Exatas. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso, onde lidera o Grupo de Pesquisa TRAMA - TRAduções de MAtemática, cadastrado no CNPq, dedicado a pesquisas nas áreas de história da matemática, educação computacional e educação matemática.

References

EULER, Leonhard. Solution d’une question curieuse que ne paroit soumise à aucune analyse. Berlin: Mémoires de l’académie des sciences de Berlin, 15 (1759) 1766, pp. 310-337. Disponível em . Acesso: 03 de novembro de 2019.

SANDIFER, Edward. How Euler did it. MAA Online, April 2006. Disponível em <http://eulerarchive.maa.org/hedi/HEDI-2006-04.pdf>. Acesso: 03 de novembro de 2019.

Published

2022-03-22

Métricas


Visualizações do artigo: 478     PDF (Português (Brasil)) downloads: 348

How to Cite

LOPES, Frederico. O Passeio do cavalo, de L. Euler (Tradução). Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 22, no. 43, p. 17–67, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4317-67. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/352. Acesso em: 16 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos