DOS LIVROS DIDÁTICOS DE DESENHO COMO LUGAR DE MEMÓRIA

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado rosibmachado@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica- PPGECT – UFSC – Florianópolis – SCBrasil.
  • Cláudia Regina Flores crf@mbox1.ufsc.br
    Departamento de Metodologia de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica- PPGECT – UFSC – Florianópolis – SC- Brasil.

DOI:

10.47976/RBHM2013v13n2623-40

Palavras-chave:

História da Educação, História da Educação Matemática, Livros Didáticos., Disciplina de Desenho.

Resumo

Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de
desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados,
partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando
objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa
disciplina.

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Referências

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Publicado

31-10-2020

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Como Citar

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. DOS LIVROS DIDÁTICOS DE DESENHO COMO LUGAR DE MEMÓRIA. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 23–40, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2623-40. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/121. Acesso em: 21 dez. 2024.

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