PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado rosilene.machado@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores claudia.flores@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.47976/RBHM2017v17n3449-71

Palavras-chave:

Matemática, História, Desenho, Cartografia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domíniosda cartografia, analisando-as-as em sua historicidade. Situamo-nos, dessa forma, em seu campo de emergência, buscando os rastros históricosdos conteúdos escolares da disciplina de desenho,em suas relações com a matemática.O intuito éanalisar, enfim, como tais práticas deram-se a ver e dizer de maneiras distintas das que experimentavam até então, em uma investigação que se pauta não pela procura das causas de uma súbita mudança, mas pelo estabelecimento do sistema de transformações em que ela consiste.

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Publicado

24-10-2020

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Como Citar

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 17, n. 34, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2017v17n3449-71. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/32. Acesso em: 3 dez. 2024.

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