MULHERES MATEMÁTICAS: PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS - BRASIL

Authors

  • Mariana Feiteiro Cavalari mfcavalari@unifei.edu.br
    Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Doutoranda em Educação Matemática, área de concentração Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos- Científicos, na UNESP - campus de Rio Claro-SP.

DOI:

10.47976/RBHM2010v10n1989-102

Keywords:

Mulheres na Matemática, História da Matemática no Brasil

Abstract

As mulheres e a sua atuação na carreira acadêmica é um tema pouco explorado na escrita da História da Ciência. Este trabalho mapeia a presença feminina na docência até 1990, nos Departamentos de Matemática e Matemática Aplicada das universidades estaduais paulistas: USP (São Paulo e São Carlos); UNESP (Rio Claro) e UNICAMP. Além disso, destaca as trajetórias de quatro professoras que, até 2004, tornaram-se Professoras Titulares nestas instituições. Por fim, apresenta algumas considerações sobre determinados fatores históricos e culturais que podem influenciar a inserção e permanência da mulher na carreira acadêmica.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALMEIDA, J. S. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação da Editora da UNESP, 1998.

AZEVEDO, E et al. A mulher cientista no Brasil. Dados atuais sobre sua presença e contribuição. Ciência e Cultura. v. 41 n. 3, p. 275-283, mar. 1989.

BARROSO, C. A. A participação da mulher no desenvolvimento científico no brasileiro. Ciência e Cultura. v. 27, n. 6, p. 613-620, jun. 1975 a.
______. A. Por que tão poucas mulheres exercem atividades científicas? Ciência e Cultura. v. 27, n. 7, p. 703-710, jul. 1975 b.

CAVALARI, M. F. A Matemática é Feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em institutos de pesquisa em Matemática do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos filosóficoscientíficos, Instituto de Geociências e ciências exatas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP- Rio Claro, 2007.

CHASSOT, A. A Ciência é masculina? 2. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2006. (Aldus – 16).

COMMITTEE ON WOMEN OF FACULTY IN THE SCHOOL OF SCIENCE. A Study on the Status of Women Faculty in Science at MIT. MIT: 1999. Disponível em: <http://web.mit.edu/faculty/reports/pdf/sos.pdf>. Acesso: 05 jan. 2007.

Published

2020-11-01

Métricas


Visualizações do artigo: 479     PDF (Português (Brasil)) downloads: 342

How to Cite

CAVALARI, Mariana Feiteiro. MULHERES MATEMÁTICAS: PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS - BRASIL. Brazilian Journal on the History of Mathematics, [s. l.], vol. 10, no. 19, p. 89–102, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2010v10n1989-102. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/153. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

Artigos