MULHERES MATEMÁTICAS: PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS - BRASIL
DOI:
10.47976/RBHM2010v10n1989-102Palavras-chave:
Mulheres na Matemática, História da Matemática no BrasilResumo
As mulheres e a sua atuação na carreira acadêmica é um tema pouco explorado na escrita da História da Ciência. Este trabalho mapeia a presença feminina na docência até 1990, nos Departamentos de Matemática e Matemática Aplicada das universidades estaduais paulistas: USP (São Paulo e São Carlos); UNESP (Rio Claro) e UNICAMP. Além disso, destaca as trajetórias de quatro professoras que, até 2004, tornaram-se Professoras Titulares nestas instituições. Por fim, apresenta algumas considerações sobre determinados fatores históricos e culturais que podem influenciar a inserção e permanência da mulher na carreira acadêmica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
ALMEIDA, J. S. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação da Editora da UNESP, 1998.
AZEVEDO, E et al. A mulher cientista no Brasil. Dados atuais sobre sua presença e contribuição. Ciência e Cultura. v. 41 n. 3, p. 275-283, mar. 1989.
BARROSO, C. A. A participação da mulher no desenvolvimento científico no brasileiro. Ciência e Cultura. v. 27, n. 6, p. 613-620, jun. 1975 a.
______. A. Por que tão poucas mulheres exercem atividades científicas? Ciência e Cultura. v. 27, n. 7, p. 703-710, jul. 1975 b.
CAVALARI, M. F. A Matemática é Feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em institutos de pesquisa em Matemática do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos filosóficoscientíficos, Instituto de Geociências e ciências exatas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP- Rio Claro, 2007.
CHASSOT, A. A Ciência é masculina? 2. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2006. (Aldus – 16).
COMMITTEE ON WOMEN OF FACULTY IN THE SCHOOL OF SCIENCE. A Study on the Status of Women Faculty in Science at MIT. MIT: 1999. Disponível em: <http://web.mit.edu/faculty/reports/pdf/sos.pdf>. Acesso: 05 jan. 2007.
AZEVEDO, E et al. A mulher cientista no Brasil. Dados atuais sobre sua presença e contribuição. Ciência e Cultura. v. 41 n. 3, p. 275-283, mar. 1989.
BARROSO, C. A. A participação da mulher no desenvolvimento científico no brasileiro. Ciência e Cultura. v. 27, n. 6, p. 613-620, jun. 1975 a.
______. A. Por que tão poucas mulheres exercem atividades científicas? Ciência e Cultura. v. 27, n. 7, p. 703-710, jul. 1975 b.
CAVALARI, M. F. A Matemática é Feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em institutos de pesquisa em Matemática do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos filosóficoscientíficos, Instituto de Geociências e ciências exatas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP- Rio Claro, 2007.
CHASSOT, A. A Ciência é masculina? 2. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2006. (Aldus – 16).
COMMITTEE ON WOMEN OF FACULTY IN THE SCHOOL OF SCIENCE. A Study on the Status of Women Faculty in Science at MIT. MIT: 1999. Disponível em: <http://web.mit.edu/faculty/reports/pdf/sos.pdf>. Acesso: 05 jan. 2007.
Downloads
Publicado
01-11-2020
Métricas
Visualizações do artigo: 600 PDF downloads: 416
Como Citar
CAVALARI, Mariana Feiteiro. MULHERES MATEMÁTICAS: PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS - BRASIL. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 89–102, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2010v10n1989-102. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/153. Acesso em: 15 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos