COMUNIDADE MATEMÁTICA BRASILEIRA: UM BREVE HISTÓRICO DE SUA CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2024v24n4919-49

Palavras-chave:

Matemática, História, Brasil, Comunidade Matemática Nacional, Século XX

Resumo

O sistema universitário brasileiro teve início no século XIX, entretanto, somente nos anos 1930, foram criados os primeiros cursos especificamente voltados à formação de matemáticos. Em poucas décadas, houve um crescimento do número de pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições nas quais eram realizadas pesquisas em Matemática no Brasil e, foi sendo criada a comunidade matemática brasileira. Esta comunidade, foi paulatinamente, nas últimas décadas conquistando espaço no cenário internacional, de modo que um matemático brasileiro ganhou a medalha Fields, o Brasil sediou o Congresso Internacional de Matemáticos e passou a fazer parte do Grupo 5 da União Internacional de Matemática. Neste contexto, no presente artigo, buscou-se investigar os eventos históricos que contribuíram para a criação e consolidação da Comunidade Matemática brasileira. Investigou-se a criação e funcionamento de instituições que formavam e reuniam matemáticos, a produção de manuais científicos e a criação de canais de comunicação entre estes pesquisadores nos anos 1930, 1940 e 1950. Foram, ainda, destacados eventos históricos que, posteriormente, contribuíram para a consolidação desta comunidade e a relevância do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) neste processo.

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Biografia do Autor

Mariana Feiteiro Cavalari, Universidade Federal de Itajubá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL), por um ano (03/2018 - 02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuando no Instituto de Matemática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECiM) da UNIFEI. É Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Matemática

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Publicado

08-10-2024

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Como Citar

CAVALARI, Mariana Feiteiro. COMUNIDADE MATEMÁTICA BRASILEIRA: UM BREVE HISTÓRICO DE SUA CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 24, n. 49, p. 19–49, 2024. DOI: 10.47976/RBHM2024v24n4919-49. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/447. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos