Sobre a Importância da Tradução na Pesquisa em História da Matemática
DOI:
10.47976/RBHM2018v18n3601-09Palavras-chave:
Tradução, Tr Pesquisa em História da MatemáticaResumo
Ao longo dos últimos anos tem aumentado consideravelmente o número de programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e Educação a terem como um de seus interesses de pesquisa a História da Matemática. Em um estudo recente, Mendes (2012) mostra o resultado de um levantamento de trabalhos defendidos entre 1990 e 2010 e afirma que “foram identificadas cerca de 200 dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e 100 teses de doutorado, cujos objetos de estudos focavam a história da Matemática em suas três subáreas – História e Epistemologia da Matemática, História da Educação Matemática e História e Pedagogia”. Como é possível perceber, nem todas as pesquisas desenvolvidas se encaixam efetivamente no campo da História da Matemática. Percebemos nestas pesquisas – assim como nos trabalhos apresentados em eventos ligados à História da Matemática, como o Seminário Nacional de História da Matemática – que diversas delas abordam problemáticas da História do Ensino de Matemática ou de aplicações da História da Matemática no Ensino de Matemática
Downloads
Métricas
Referências
BOYER, Carl Benjamim. 1968. A History of Mathematics, New York, Wiley.
D‟AMBROSIO, Ubiratan. 2001. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade, Belo Horizonte, Autêntica.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 445 PDF downloads: 372