Sobre a Importância da Tradução na Pesquisa em História da Matemática

Autores

  • Zaqueu Vieira Oliveira email@mail.com
    Universidade de São Paulo
  • Gustavo Barbosa email@mail.com
    Universidade Estadual Paulista

DOI:

10.47976/RBHM2018v18n3601-09

Palavras-chave:

Tradução, Tr Pesquisa em História da Matemática

Resumo

Ao longo dos últimos anos tem aumentado consideravelmente o número de programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e Educação a terem como um de seus interesses de pesquisa a História da Matemática. Em um estudo recente, Mendes (2012) mostra o resultado de um levantamento de trabalhos defendidos entre 1990 e 2010 e afirma que “foram identificadas cerca de 200 dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e 100 teses de doutorado, cujos objetos de estudos focavam a história da Matemática em suas três subáreas – História e Epistemologia da Matemática, História da Educação Matemática e História e Pedagogia”. Como é possível perceber, nem todas as pesquisas desenvolvidas se encaixam efetivamente no campo da História da Matemática. Percebemos nestas pesquisas – assim como nos trabalhos apresentados em eventos ligados à História da Matemática, como o Seminário Nacional de História da Matemática – que diversas delas abordam problemáticas da História do Ensino de Matemática ou de aplicações da História da Matemática no Ensino de Matemática

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Referências

ASCHER, Marcia e ASCHER, Robert. 1997. Mathematics of the Incas: code of the quipu, New York: Dover Publications.

BOYER, Carl Benjamim. 1968. A History of Mathematics, New York, Wiley.

D‟AMBROSIO, Ubiratan. 2001. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade, Belo Horizonte, Autêntica.

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Publicado

21-10-2020

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Como Citar

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; BARBOSA, Gustavo. Sobre a Importância da Tradução na Pesquisa em História da Matemática. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 18, n. 36, p. 01–09, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2018v18n3601-09. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/17. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

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