UM ESTUDO DA CORDA VIBRANTE POR BROOK TAYLOR (1685-1731): DE MOTU NERVI TENSI (SOBRE O MOVIMENTO DE UMA CORDA TENSA)

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2023v23n46179-193

Palavras-chave:

Taylor, corda vibrante, século XVIII, história da matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é traduzir o texto De motu Nervi tensi (Sobre o movimento de uma corda tensa) de 1713 do matemático inglês Brook Taylor (1685-1731), cujo intuito é descrever o movimento de uma corda vibrante com forte ênfase no seu número de vibrações em um determinado tempo. Fazendo uso da estrutura axiomática para cumprir tal finalidade, Taylor lança mão de princípios geométricos e mecânicos, este último com forte fundamento na obra Principia de Isaac Newton. Um aspecto notável do texto de Taylor é o estabelecimento de uma relação com o pêndulo, com intuito de calcular o tempo períodico da corda vibrante. Tendo em vista preservar maior fidelidadade à obra, utiliza-se como critério de tradução respeitar a sintaxe do texto original sempre que possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oscar Joao Abdounur, Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo

possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1986); mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1993); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997); pós-doutorado em História da Ciência no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte em Berlim (2001), onde recebeu o prêmio Lorenz Krüger oferecido a pesquisas relacionando história e filosofia da ciência; e pós-doutorado em História e filosofia da ciência no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte (2008) em Berlim. Atualmente é professor associado/livre-docente (livre-docência em 2003) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, onde coordena o grupo de pesquisa Epistemologia, Didática e História da Matemática; pesquisador visitante frequente no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte em Berlim desde 2001 para fins de desenvolvimento de projetos comuns relacionados ao Desenvolvimento Histórico das relações entre matemática e música, bem como à Globalização do conhecimento matemático; bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; parecerista da revista da sbhc da Sociedade Brasileira de Historia da Ciencia; consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -- CNPq -- e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES. Tem experiência na área de História, Epistemologia e Didática da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: interrelações históricas entre matemática e música, história da matemática, teorias de razão e proporção, heurística e pensamento analógico, globalizacão e internacionalização do conhecimento matemático e educação matemática. Além disso, coordena o projeto da exposição entitulada "Matemática e Música" a ser realizada no Museu Parque Cientec, com apoio do CNPq como parte dos Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. Em 2012, foi promovido para Professor Associado 2 e em 2013, para Professor Associado 3 da Universidade de São Paulo.

Glauco Aparecido de Campos, Instituto Federal de São Paulo – IFSP – campus de Bragança Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2012), mestrado em Matemática Aplicada (biomatemática/lógica fuzzy) pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023). Atuou como professor do Ensino Básico e de cursos pré-vestibular na rede particular de ensino. Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Bragança Paulista e professor voluntário na instituição comunitária Gauss - Bolsas e Cursinho. Tem interesse nas áreas de História da Ciência, História da Matemática e Educação Matemática. 

Referências

TAYLOR, Brook. IV. De motu nervi tensi. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 28, n. 337, p. 26-32, 1713.
TAYLOR, Brook. Of the Motion of a Tense String. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 6, p. 14-17, 1809.
TORRINHA, Francisco. Dicionário latim-português. Porto: Gráficos Reunidos, 1986.
TRUESDELL, Clifford. The rational mechanics of flexible or elastic bodies: 1638-1788. Leonhardi Euleri Opera Omnia, Ser. 2, 1960.

Downloads

Publicado

19-07-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 293     PDF downloads: 169

Como Citar

ABDOUNUR, Oscar Joao; CAMPOS, Glauco Aparecido de. UM ESTUDO DA CORDA VIBRANTE POR BROOK TAYLOR (1685-1731): DE MOTU NERVI TENSI (SOBRE O MOVIMENTO DE UMA CORDA TENSA). Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 23, n. 46, p. 179–193, 2023. DOI: 10.47976/RBHM2023v23n46179-193. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/417. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos