ON THE ANCESTRY OF Z. P. DIENES'S THEORY OF MATHEMATICS EDUCATION

Autores

  • John A. Fossa, Ph. D. fosfun@digi.com.br
    Departamento de Matemática, UFRN. Caixa Postal, 1631 - Campus Universitário, Natal - RN 59.078-970

DOI:

10.47976/RBHM2003v3n679-81

Palavras-chave:

Experimental Study of Mathematics Learning

Resumo

Z. P. Dienes, um educador matemático influente nos meados do século passado, desenvolveu uma importante teoria de educação matemática. Não obstante, não explicitou as pressuposições filosóficas da sua teoria. O presente artigo mostra que a teoria da educação matemática de Dienes se assenta sobre uma compreensão intuicionista do que seja a matemática e isto, por sua vez, mostra que o intuicionismo teve uma grande influência no desenvolvimento do construtivismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1. Bart, W. M. "Mathematics Education: The Views of Zoltan Dienes". School Review, May, 1970.

2. Beeson, M. J. Foundations of Constructive Mathematics. Berlin: Springer-Verlag, 1985.

3. Brouwer, L. E. J. Collected Works. A. Heyting (Ed.). Amsterdam: North Holland, 1975.

4. Dienes, Z. P. Memoirs of a Maverick Mathematician. London: Minerva, 1998.

5. _____. Relations and Functions. London: Hodder and Stoughton, 1976.

6. _____. "Les Six Etapes de l'Apprentissage des Structures". Educational Studies in Mathematics, 3, 1971a.

7. _____. "An Example of the Passage from the Concrete to the Manipulation of Formal Systems". Educational Studies in Mathematics, 3, 1971b. (This is a somewhat abbreviated version of Dienes, 1971a.)

8. _____. "Insight into Arithmetical Processes." School Review, 72-2, 1964a.

9. _____. The Power of Mathematics. London: Hutchinson Educational, 1964b.

10. _____. An Experimental Study in Mathematics-Learning. London: Hutchinson Educational, 1963.

11. _____. "On Abstraction and Generalization". Harvard Educational Review, 3-3, 1961.

Downloads

Publicado

04-11-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 212     PDF downloads: 161

Como Citar

FOSSA, PH. D., John A. ON THE ANCESTRY OF Z. P. DIENES’S THEORY OF MATHEMATICS EDUCATION. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 79–81, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2003v3n679-81. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/249. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos