Traços de uma história: um primeiro olhar da influência de Johann Müller Regiomontanus nas obras do matemático português Pedro Nunes
DOI:
10.47976/RBHM2018v18n3523-38Palavras-chave:
História da Matemática Portuguesa, ObrasdePedro Nunes, Johann Müller RegiomontanusResumo
Os séculos XV e XVI foram marcados pelo movimento do Renascimento, um período em que houve um reavivamento do interesse pela arte e pela ciência antiga. A Matemática floresceu principalmente nas cidades mercantis em desenvolvimento, sob a influência do comércio, da navegação, da astronomia e da agrimensura. Nessa época, Johann Müller Regiomontanus(1436-1476) teve um importante papel para a independência da Trigonometria em relação à Astronomia e Pedro Nunes (1502-1578) foi o principal responsável pela renovação dos estudos de astronomia teórica na Europa Latina nesse século. O presente estudo se propõe a buscar traços da influência de Regiomontanus nas obras do matemático português Pedro Nunes. Cientista multifacetado e filósofo, Pedro Nunes não deixou em suas obras apenas assuntos ligados à Astronomia aplicada e à Náutica. A Matemática estava presente, principalmente ligada ao estudo da Geometria e da Álgebra. Nesse estudo, percebemos uma forte ligação do cosmógrafo com Regiomontanus nas obras: Tratado da Sphera,De crepusculis, Erratis Orontii Finaei Regii Mathematicarvm Lvtetiae Professoris, De arte adque ratione navigandie o Libro de Algebra en Arithmetica y Geometria.Dessemodo, investigações envolvendo a relação do desenvolvimento matemático do século XVI em detrimento da produção científica e a influência ocasionada por suas obras, podem transparecer o momento da produção de conhecimento de uma determinada época.
Downloads
Métricas
Referências
COSTA, Abel Fontoura da. Pedro Nunes: (1502 -1578). Lisboa: Agencia Geral do Ultramar, 1938.
GRABINER, Judith V.. The mathematician, the historian, and the history of mathematics. Historia Mathematica, Amsterdam, v. 1, n. 4, p.439-447, 1975.
LAKATOS, Marina de Andrade; MARCONI, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
LEITÃO, Henrique, «Sobre as “obras perdidas” de Pedro Nunes», in: Henrique Leitão, Lígia Azevedo Martins (Coords.), Pedro Nunes, 1502-1578: Novas terras, novos mares e o que mays he: novo ceo e novas estrelas. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2002b, p. 45-66.
LEITÃO, Henrique. Novos resultados sobre a importância das obras de Pedro Nunes. In: Memórias da academia das ciências de Lisboa (Classe de Ciências).Lisboa, 53, v. 01, 2006/2007, p. 317-340.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 509 PDF downloads: 491