Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4567-81

Palavras-chave:

Gresham College., História da Matemática., Matemática Prática.

Resumo

Pesquisas com foco em história da matemática, especialmente voltadas para a Inglaterra do século XVII, destacam as questões políticas e a fagulha inicial da revolução industrial. Nesse entorno, há outros aspectos que fizeram parte, como a valorização dos estudos sobre matemática prática. Nesse viés, o artigo objetiva conhecer o Gresham College e sua relação com a matemática prática do seculo XVII em Londres. Dessa maneira, são explorados as perspectivas as quais necessitaram que houvessem um estudo árduo sobre a matemática prática no século XVII, o trânsito de conhecimento na cidade londrina e a relação do Gresham College nesse cenário de ascenção das práticas no território inglês. Percebe-se que esse College teve influência em duas frentes em relação as matemáticas, uma voltada para o ensino e outra associada as relações sociais e intectuais de estudiosos europeus do período.

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Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e é membro de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

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Publicado

06-09-2022

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Como Citar

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 22, n. 45, p. 67–81, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4567-81. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/384. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos