Indícios do Costume Relacionado a Divisão da Circunferência em Seus 360 Graus presente na Fabricação do Instrumento Jacente no Plano de Pedro Nunes
DOI:
10.47976/RBHM2020v20n3935-49Palavras-chave:
Costume de divisão da circunferência em 360 graus, Instrumento jacente no plano, Pedro NunesResumo
Nesse artigo, parte-se do ambiente familiar de pesquisas em educação matemática na direção dos estudos que se aproximam das investigações voltadas para a história da matemática. Esse esforço é parte da tentativa de construir interfaces entre história e ensino da matemática a partir do processo de fabricação e uso do instrumento jacente no plano com base em uma perspectiva historiográfica atualizada. Aqui se procurou reconhecer o costume de divisão da circunferência em seus 360 graus a que Pedro Nunes se refere ao descrever os procedimentos para construção do instrumento jacente no plano. Para tanto, além de assumir uma perspectiva historiográfica atualizada ainda se toma como aporte metodológico uma pesquisa do tipo qualitativo documental. Desse modo, expõem-se alguns indícios que se entende serem o referido costume, dentre eles destacam-se as proposições descritas por Euclides em seus Elementos e a descrição para repartição da circunferência em graus, apresentada por Oliveira (1606).
Downloads
Métricas
Referências
BENNETT, Jim. Knowing and doing in the sixteenth century: what were instruments for? British Journal for the History of Science, 36(2), pp. 129–150, 2003.
CANAS, António José Duarte Costa. Apropriação de Pedro Nunes por João Baptista Lavanha. In: Encontro luso-brasileiro de história da matemática, 6, 2011b.
Minas Gerais. Anais do 6º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Rio Grande do Norte: Sbhmat, pp. 45–70, 2014.
CANAS, António José Duarte Costa. A obra náutica de João Baptista Lavanha (c. 1550 – 1624). 2011a. 401 f. Tese (Doutorado) – Doutoramento em história especialidade – História dos Descobrimentos e Expansão, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História, Lisboa, 2011a.
CHAPMAN, Allan. Dividing the Circle: the development of critical angular measurement in astronomy 1500–1850. 1ª ed, Ellis Horwood Ltd, 1990.
DIAS, Marisa da Silva; SAITO, Fumikazu. História e Ensino de Matemática: o báculo e a geometria. In: XXII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011, Lisboa. ProfMat2011 e XXII SIEM. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, pp. 1–11, 2011.
EUCLIDES. Os Elementos. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Raje-revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 35, n. 3, pp. 20–29, 1995.
LAVANHA, João Baptista, Tratado del arte de navegar. Ms. 2317, fols. 20r–45v, 1588.
LEITÃO, Henrique. Anotações ao De arte atque ratione nauigandi. In Pedro Nunes. Obras, vol. IV, Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 515–794, 2008.
LEITÃO, Henrique. Ars e Ratio: A Náutica e a Constituição da Ciência Moderna, In: La ciencia y el mar. Valladolid: Los autores, pp. 183–207, 2006.
LEITÃO, Henrique. Pedro Nunes e a matemática do século XVI. História da Ciência Luso-brasileira: Coimbra entre Portugal e o Brasil, Coimbra, pp. 19–33, 2013.
LEITÃO, Henrique. Pedro Nunes, leitor de textos antigos e modernos. In: Aires A. Nascimento (Coord.), Pedro Nunes e Damião de Góis, Dois rostos do humanismo
português, Actas de colóquio no V Centenário do Nascimento 2002 – 28 de Junho (Lisboa: Faculdade de Letras de Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, Guimarães Editores), pp. 31–58. 2002.
NUNES, Paulo Jorge Antunes. Os instrumentos náuticos na obra de Pedro Nunes. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado de História MarÍtima, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
NUNES, Pedro. Obras: De Arte Atque Ratione Navigandi. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vol. IV, 2008.
NUNES, Pedro. Obras: De crepusculis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vol. II, 2003.
NUNES, Pedro. Obras: Tratado da Sphera Astronomici introdvctorii de spaera epitome. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vol. I, 2014.
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, São Paulo, vol. 19, pp. 39–53, 2019.
OLIVEIRA, Simão de. Arte de Navegar. Lisboa: Pedro Crasbeeck, 1606.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A organização do saber geométrico em Via Regia ad Geometriam (1636) de Petrus Ramus: uma reflexão sobre a definição de ângulo reto e de perpendicular. Rematec. Natal: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Matemática e suas Epistemologias na Educação Matemática, vol. 13, pp. 24–38, n. 27, 2018.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, vol. 13, n. 25, pp. 342–372, 2019.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: Compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. vol. 5, pp. 109–122, 2018.
REIS, António Estácio do. Os instrumentos de medida. As Novidades do Mundo: conhecimento e representação na Época Moderna, Lisboa, Edições Colibri, pp. 145– 167, 2003.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Articulação de entes matemáticos na construção e utilização de instrumento de medida do século XVI. Natal: Sociedade
Brasileira de História da Matemática, 2011.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciências & Educação (Bauru), São Paulo, vol. 19, n. 1, pp. 89–111, 2013.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, vol. 3, n. 1, pp. 3–19, 2016a.
SAITO, Fumikazu. História e Ensino de Matemática: Construindo Interfaces. In:SALAZAR, Jesús Flores; GUERRA, Francisco Ugarte. Investigaciones en Educación Matemática. Lima: Fondo Editorial PUCP, pp. 253–291, 2016b
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 561 PDF downloads: 351