EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

  • Clóvis Pereira clovisps@uol.com.br
    UFPR – Curitiba - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2017v17n3349-71

Palavras-chave:

Matemática Pura, Universidades brasileiras, doutores, Análise Matemática, Geometria Diferencial, Geometria Simplética, Sistemas Dinâmicos, Álgebra Abstrata, Geometria Algébrica

Resumo

A década de 1970 marcou o início do processo da evolução do desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Matemática no Brasil. Nesta década houve grande empenho dos líderes da comunidade matemática brasileira para a consolidação de bons cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciências (Matemática). Com a existência, à época, de um pequeno número de doutores especializados em algumas subáreas da Matemática, foram criados eventos importantes como: Escola de Álgebra, Escola de Geometria Diferencial e Seminário Brasileiro de Análise, que se consolidaram e se transformaram também em indutores do desenvolvimento da pesquisa em Matemática em nosso país. Neste artigo ao usarmos a palavra Matemática estaremos nos referindo à Matemática Pura.

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Referências

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Publicado

30-10-2020

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Como Citar

PEREIRA, Clóvis. EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 17, n. 33, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2017v17n3349-71. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/39. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos