EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

  • Clóvis Pereira clovisps@uol.com.br
    UFPR – Curitiba - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2017v17n3349-71

Palavras-chave:

Matemática Pura, Universidades brasileiras, doutores, Análise Matemática, Geometria Diferencial, Geometria Simplética, Sistemas Dinâmicos, Álgebra Abstrata, Geometria Algébrica

Resumo

A década de 1970 marcou o início do processo da evolução do desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Matemática no Brasil. Nesta década houve grande empenho dos líderes da comunidade matemática brasileira para a consolidação de bons cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciências (Matemática). Com a existência, à época, de um pequeno número de doutores especializados em algumas subáreas da Matemática, foram criados eventos importantes como: Escola de Álgebra, Escola de Geometria Diferencial e Seminário Brasileiro de Análise, que se consolidaram e se transformaram também em indutores do desenvolvimento da pesquisa em Matemática em nosso país. Neste artigo ao usarmos a palavra Matemática estaremos nos referindo à Matemática Pura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABHYANKAR, Shreeram S. A Perspective on Algebraic Geometry. Bull. Braz. Math. Soc., v. 33, nº 2, p. 177-199, 2002.

AVILA, Artur; FORNI, G. Weak mixing for interval exchange transformations and translation flows, Annals of Mathematics, v. 165, nº 2, p. 637-664,2007.

AVILA, Artur; S.JITOMIRSKAYA, S. The Ten Martini Problem, Annals of Mathematics, v. 170, nº 1, p. 303-342, 2009.

AVILA, Artur; DELECROIX, V. Weak mixing directions in non-arithmetic Veech surfaces, preprint 2013.

BURSZTYN, H.; MACARINI, L. Inrodução à Geometria Simplética. Rio de Janeiro: IMPA, XIV Escola de Geometria Diferencial, 2006.

Downloads

Publicado

30-10-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 540     PDF downloads: 360

Como Citar

PEREIRA, Clóvis. EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 17, n. 33, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2017v17n3349-71. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/39. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos