EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL
DOI:
10.47976/RBHM2017v17n3349-71Palabras clave:
Matemática Pura, Universidades brasileiras, doutores, Análise Matemática, Geometria Diferencial, Geometria Simplética, Sistemas Dinâmicos, Álgebra Abstrata, Geometria AlgébricaResumen
A década de 1970 marcou o início do processo da evolução do desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Matemática no Brasil. Nesta década houve grande empenho dos líderes da comunidade matemática brasileira para a consolidação de bons cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciências (Matemática). Com a existência, à época, de um pequeno número de doutores especializados em algumas subáreas da Matemática, foram criados eventos importantes como: Escola de Álgebra, Escola de Geometria Diferencial e Seminário Brasileiro de Análise, que se consolidaram e se transformaram também em indutores do desenvolvimento da pesquisa em Matemática em nosso país. Neste artigo ao usarmos a palavra Matemática estaremos nos referindo à Matemática Pura.
Descargas
Métricas
Citas
AVILA, Artur; FORNI, G. Weak mixing for interval exchange transformations and translation flows, Annals of Mathematics, v. 165, nº 2, p. 637-664,2007.
AVILA, Artur; S.JITOMIRSKAYA, S. The Ten Martini Problem, Annals of Mathematics, v. 170, nº 1, p. 303-342, 2009.
AVILA, Artur; DELECROIX, V. Weak mixing directions in non-arithmetic Veech surfaces, preprint 2013.
BURSZTYN, H.; MACARINI, L. Inrodução à Geometria Simplética. Rio de Janeiro: IMPA, XIV Escola de Geometria Diferencial, 2006.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 544 PDF (Português (Brasil)) downloads: 361