As Notas de Aula de Karl Weierstrass em 1878

Authors

DOI:

10.47976/RBHM2021v21n42294-328

Keywords:

história da matemática, função contínua, análise matemática

Abstract

O objetivo do presente estudo é apresentar a tradução de parte das notas de aula de Karl Weierstrass (1829–1897), editadas com o título Einleitung in die Theorie der Analytische Funktionen – Vorlesung 1878 [Introdução à teoria das funções analíticas – Aulas 1878], com o propósito de mostrar como o ensino das funções analíticas e, em especial, a definição de função contínua foi apresentada por esse matemático, na Universidade de Berlin, aos seus alunos. Neste texto, usamos como referência básica o livro que contém as notas de aulas da disciplina, compiladas por Adolf Hurwitz, em 1878, retrabalhadas por Peter Ullrich e publicadas pela Deutsche Mathematiker – Vereneigung [Sociedade Alemã de Matemática], em 1988. A importância, para a História da Educação Matemática, da recompilação de tais notas reside em mostrar o que Weierstrass ensinava e como ele ensinava em suas aulas.

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Author Biography

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Pelotas, RS – Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia - Universität Bielefeld (1991). Atualmente é professora do mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas em História da Educação Matemática (GHEMAT). Suas pesquisas centram-se na História da Matemática, na História da Educação Matemática e na Educação Escolar Indígena.

References

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WEIERSTRASS, Karl. 1988. Einleitung in die theorie der analytischen funktionen. Vorlesung Berlin 1878. V. 4. Deutsche Mathematiker Vereinigung. Braunschweig/Wiesbaden: Vieweg.

Published

2021-11-17

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How to Cite

SILVA, Circe Mary Silva da. As Notas de Aula de Karl Weierstrass em 1878. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 21, no. 42, p. 294–328, 2021. DOI: 10.47976/RBHM2021v21n42294-328. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/364. Acesso em: 3 dec. 2024.