INFÂNCIA E MATURIDADE DO CONCEITO DE FUNÇÃO
DOI:
10.47976/RBHM2024v24n4901-18Palavras-chave:
História da Matemática, Relação, Livros didáticosResumo
O objetivo deste estudo é historicizar e problematizar as diferentes definições do conceito de função formuladas por matemáticos e autores de livros didáticos do século XVIII até o século XX, a partir da primeira delas, proposta por Johann Bernoulli, passando pela definição formalista do grupo Bourbaki. O método utilizado foi o bibliográfico-analítico, com a análise de dados apoiada no modelo das estruturas semióticas, desenvolvido por Richard (2004). Os documentos selecionados e analisados são recortes de obras originais de matemáticos, livros e artigos de história da matemática. A partir das unidades significantes encontradas nas definições, foram identificadas as seguintes categorias: relação entre quantidades variáveis; relação de dependência; relação com domínio ampliado; relação entre conjuntos. Concluiu-se que a definição do conceito de função transformou-se, de uma formulação intuitiva e empírica, em uma formulação abstrata e extremamente formalizada.
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