SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ÁREA DE ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL
DOI:
10.47976/RBHM2011v11n2263-87Palabras clave:
Análise Matemática, Institucionalização, História da Matemática no Brasil, HistoriografiaResumen
Este artigo trata de uma investigação inserida no campo da História da Matemática e argumenta em favor da existência, no Brasil, de uma tradição em pesquisa na área de Análise Matemática. Nele, se realiza uma narrativa historiadora sobre o processo de institucionalização dessa área no País. Algumas práticas sociais no âmbito da comunidade de analistas brasileiros são enfatizadas: umas, por terem sido cruciais para os processos locais de constituição e autonomização desse campo científico; outras, por conferirem à Análise o status de área institucionalizada no País.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Citas
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues; SILVEIRA, Murilo Artur Araújo da. Constituição e institucionalização da Ciência: apontamentos para uma discussão. In: Transinformação, Vol. 19, N. 2, pp. 129-137, 2007.
BUNGE, Mario. Ciência e desenvolvimento; tradução de Cláudia Regis Junqueira. Belo Horizonte/MG: Ed. Itatiaia; São Paulo/SP: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980. (Coleção O homem e a ciência, v. 11).
GALLO, Sílvio. Transversalidade e Meio Ambiente. In: Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente - Programa Conheça a Educação do Cibec/Inep- MEC/SEF/COEA, pp. 15-26, 2001. [In: <http://carlosaugusto.org/materiaisdeaula/arquivos/transversalidadeemeioambien te.pdf>. Acesso em 02 dez. 2007].
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A constituição de três campos afins de investigação: história da matemática, educação matemática e história & educação matemática. In: Revista Teoria e Prática da Educação, vol. 4 – n. 8 – junho de 2001, pp. 35-62, ISSN 1415-837X - Universidade Estadual de Maringá, 2001.
BUNGE, Mario. Ciência e desenvolvimento; tradução de Cláudia Regis Junqueira. Belo Horizonte/MG: Ed. Itatiaia; São Paulo/SP: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980. (Coleção O homem e a ciência, v. 11).
GALLO, Sílvio. Transversalidade e Meio Ambiente. In: Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente - Programa Conheça a Educação do Cibec/Inep- MEC/SEF/COEA, pp. 15-26, 2001. [In: <http://carlosaugusto.org/materiaisdeaula/arquivos/transversalidadeemeioambien te.pdf>. Acesso em 02 dez. 2007].
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A constituição de três campos afins de investigação: história da matemática, educação matemática e história & educação matemática. In: Revista Teoria e Prática da Educação, vol. 4 – n. 8 – junho de 2001, pp. 35-62, ISSN 1415-837X - Universidade Estadual de Maringá, 2001.
Descargas
Publicado
2020-10-31
Métricas
Visualizações do artigo: 218 PDF (Português (Brasil)) downloads: 140
Cómo citar
TOLEDO, José do Carmo. SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ÁREA DE ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 11, n.º 22, p. 63–87, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2011v11n2263-87. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/131. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos