O TEOREMA DE PITÁGORAS E MATEMÁTICOS AMADORES DO BRASIL

Autores/as

  • Bruno Alves Dassie badassie@ig.com.br
    Universidade Estácio de Sá Endereço: Rua Elzir Brandão, 113, ap. 402, bloco C – 24241-140 - Santa Rosa - Niterói - RJ
  • João Bosco Pitombeira de Carvalho jbpit@rdc.puc-rio.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio Endereço: Rua Nascimento Silva, 122, ap. 401 – 22421-020 – Ipanema – Rio de Janeiro - RJ

DOI:

10.47976/RBHM2004v4n8123-147

Palabras clave:

Teorema de Pitágoras, André Rebouças, Salomão Serebrenick, matemáticos amadores

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar o interesse por Matemática existente no Brasil por pessoas que não eram matemáticos profissionais. São reproduzidas dezoito demonstrações do teorema de Pitágoras e as comparamos com as que se encontram no livro clássico The Pythagorean Proposition de Elisha Scott Loomis, a fim de verificar quais delas estão incluídas nesta obra. Sete demonstrações foram compiladas pelo engenheiro André Rebouças e publicadas na Revista do Instituto Polytechnico, do Rio de Janeiro, e onze foram publicadas pelo professor Salomão Serebrenick na Revista Brasileira de Mathematica Elementar. Foi possível localizar com precisão a fonte de uma das demonstrações apresentadas por André Rebouças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BOS, H.J.M, MEHRTENS, M (1977). The interactions of Mathematics and Society in History: some exploratory remarks. Historia Mathematica, 4, pp. 7 - 30.

CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, 2, pp. 177 - 228.

DIAS, A. L. M. (2000). A Revista Brasileira de Mathematica (1929 – 193?). Episteme, Porto Alegre, n. 11, jul./dez, pp. 37 - 56.

HEATH, T. L (1956). The thirteen books of the Elements, vol 1 (books I and II). New York: Dover Publications.

LOOMIS, E. S.(1940). The Pythagorean proposition. Ann Arbor, Michigan, USA:NCTM.

MEHRTENS, H., HENK BOS, IVO SCHNEIDER (herausgegeber) (1981). Social History of Nineteenth Century Mathematics. Boston – Basel – Stuttgart: Birkhäuser.

REVISTA BRASILEIRA DE MATHEMATICA ELEMENTAR (1930). ns. 7/8/9, março-maio, n. 10, junho, ns. 11/12, julho-agosto.

SCHUBRING, G. (1981). The conception of pure mathematics as an instrument in the professionalization of mathematics, in MEHRTENS, H., HENK BOS, IVO SCHNEIDER (herausgegeber) – Social History of Nineteenth Century Mathematics. Boston – Basel – Stuttgart: Birkhäuser, pp 111 - 134.

SCHUBRING, G (1985a). Gegensätze in den Mathematik-Auffassungen von Amateuren und Professionellen: eine Fallstudie zur Kreisquadrieren und deren Implikationen für die Didaktik, in Hans-Georg Steiner und Heinrich Winter (herausgegeber) Mathematik Didaktik, Bildungsgeschichte, Wissenschaftsgeschihte. Köln: Aulis Verlag, pp. 65 - 68.

Publicado

2020-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 387     PDF (Português (Brasil)) downloads: 246

Cómo citar

DASSIE, Bruno Alves; PITOMBEIRA DE CARVALHO, João Bosco. O TEOREMA DE PITÁGORAS E MATEMÁTICOS AMADORES DO BRASIL. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 4, n.º 8, p. 123–147, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8123-147. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/234. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos