LUIZ HENRIQUE JACY MONTEIRO E O ENSINO SECUNDÁRIO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte angel-bb@uol.com.br
    Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Universidade Bandeirante de São Paulo - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2012v12n2455-70

Palavras-chave:

Matemática, História, Jacy Monteiro, Ensino Secundário

Resumo

O propósito deste artigo é levantar alguns elementos que possam contribuir para a compreensão das relações entre matemáticos e professores de matemática, por meio de uma análise crítica da trajetória profissional do matemático Luiz Henrique Jacy Monteiro (1921-1975). Essa análise foi elaborada sob o ponto de vista de duas perspectivas, quais sejam, uma que volta seu olhar para o fazer matemático e, outra, de modo concomitante, que verifica quando e como este se envolve no processo ensino e aprendizagem da Matemática. Destacamos o posicionamento de Jacy Monteiro no ensino superior e secundário, uma vez que publicou livros didáticos para o ensino secundário e superior, manteve contato com eminentes matemáticos do grupo Bourbaki, dentre os quais destacam-se Jean Dieudonné, do qual foi professor assistente, e André Weil. Além de ativo participante do Movimento da Matemática Moderna (MMM), Jacy Monteiro voltou-se para a pesquisa e ensino da Álgebra Moderna e Álgebra Linear, cujos tópicos foram por ele abordados, tanto em cursos de pós-graduação quanto em cursos destinados à graduação e de formação de professores. Além disso, durante sua vida profissional, Jacy Monteiro envolveu-se com organização de revistas, participação na elaboração de material gráfico, catalogação de artigos e periódicos, correspondências com universidades, matemáticos e editoras; onde destacamos sua atuação como secretário geral do Boletim da Sociedade de Matemática de São Paulo e editor do Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática. A análise de suas práticas acadêmicas permitiu elucidar alguns pontos que contribuem para uma reconstrução do percurso da História da Educação Matemática no Brasil. Para tanto, utilizamos dados provenientes de documentos produzidos no período que antecede o MMM, como também daqueles produzidos pelo movimento durante seu desenvolvimento ou que abordem de modo efetivo o assunto. Procurando fazer uma leitura crítica das fontes, valemo-nos de aportes teóricos defendidos por Belhoste (1998) e De Certeau (2002; 1982) .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANUÁRIO da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Universidade de São Paulo). 1939-1949. São Paulo, Secção de Publicações da USP.
__________ (Universidade de São Paulo). 1951. São Paulo, Secção de Publicações da USP.

AVERBUCH et alli. 1974. (2ª Ed). Curso moderno de matemática: para o ensino de primeiro grau. Guia do professor. v. 5, São Paulo: Cia. Editora Nacional.

BECHARA, Lucília; LIBERMAN, Manhúcia Perelberg. 1969. Curso moderno de matemática: para a escola elementar. Guia do professor. v. 4, São Paulo: Cia. Editora Nacional.

BELHOSTE Bruno. 1998. Pour une réévaluation du role de l’enseignement dans l’histoire des mathématiques. Revue d‟histoire des mathématiques, 4, p. 289-304.

D'AMBROSIO, Beatriz S. 1987. The Dynamics and consequences of the modern mathematics reform movement for Brazilian mathematics education. Thesis (Doctor of Philosophy) Indiana University.

DE CERTEAU, M. A operação historiográfica. 1982. In: A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; Rio de Janeiro: Forense Universitária, Cap. II, p. 65 – 119.
__________. 2003. (8ª. Ed.) A invenção do cotidiano: Artes de fazer.. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2003.

Duarte, Aparecida R. S. 2005. Notas de Matemática e Física: um elo entre pesquisa e ensino. Revista Diálogo Educacional. PUC/PR v. 5, n. 16. set. dez.. Curitiba: Champanhat, p. 39-54.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 243     PDF downloads: 125

Como Citar

SILVA DUARTE, Aparecida Rodrigues. LUIZ HENRIQUE JACY MONTEIRO E O ENSINO SECUNDÁRIO DE MATEMÁTICA. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 55–70, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2012v12n2455-70. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/107. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)