UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SÍMBOLOS QUE REPRESENTARAM IGUALDADE MATEMÁTICA

Autores

  • Vanessa Vasconcelos Cosme vanesssavc@gmail.com
    Mestre em Educação – Educação Matemática – UFES Professora efetiva na rede pública estadual de Roraima e professora substituta na Universidade Federal de Roraima.

DOI:

10.47976/RBHM2010v10n1975-87

Palavras-chave:

Matemática, História da Matemática, Notações Matemáticas, Igualdade Matemática

Resumo

No presente trabalho, a intenção é apresentar parte da investigação que desenvolvemos no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. O objeto central de nossa pesquisa de mestrado foram as relações de igualdade matemática e significados a ela atribuídos por professores e alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, no município de Vitória – ES. Além disso, trouxemos um panorama histórico com intuito de refletir sobre construção e desenvolvimento de símbolos que foram usados para representar a igualdade matemática. Nesse artigo optamos por apresentar um recorte
dos resultados dessa pesquisa bibliográfica. Destacamos, assim, o uso de diferentes símbolos para representar a igualdade matemática e o uso do símbolo “=”, hoje usado exclusivamente para indicar igualdade, com outros significados, como diferença aritmética por exemplo. Direcionar-nos-emos, portanto, a relatar esses pontos em destaque na representação da igualdade matemática no decorrer da história da matemática entre os séculos XVI e XVIII, por ser um período marcado pela transição da linguagem matemática retórica para a simbólica e pela grande produção de trabalhos no campo da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CAJORI, F. Notations in Elementary Mathematics. In: A History of Mathematical Notations. London: Strand, 1928. vol. I.

ESTRADA, F. et al. História da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

IMENES, L. M. P. & LELLIS, M. C. Microdicionário de Matemática. São Paulo: Scipione, 1998

NUNES, P. Libro de Algebra en Arithmetica y Geometria. In: Obras. Nova edição revista e anotada por uma comissão de sócios da Academia das Ciências. Lisboa: Imprensa Nacional de Lisboa, 1946. vol. I.

SOUZA, C. M. de & CARDOSO, S. L. P. As contribuições de Pedro Nunes para a construção da Álgebra Moderna. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 4, 2001, Rio Claro. Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2001. p. 277-283

STRUIK, D. J. História Concisa das Matemáticas. Trad. João Cosme S. Guerreiro. 4. ed. Lisboa: Gradiva, 1989. 1. ed. em 1948

Downloads

Publicado

01-11-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 327     PDF downloads: 264

Como Citar

COSME, Vanessa Vasconcelos. UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SÍMBOLOS QUE REPRESENTARAM IGUALDADE MATEMÁTICA. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 10, n. 19, p. 75–87, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2010v10n1975-87. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/150. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos