Ayda Ignez Arruda e sua trajetória profissional e científica na UNICAMP (1968-1983)

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2021v20n4125-44

Palavras-chave:

Matemática, História, Ayda Ignez Arruda, Lógica Matemátic

Resumo

Neste artigo nosso objetivo é caracterizar historicamente a trajetória profissional e científica da professora catarinense Ayda Ignez Arruda na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no período de 1968 a 1983. Os dados que aqui apresentamos correspondem a resultados de uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa tem por objetivo a composição de um estudo histórico-biográfico de Ayda Ignez Arruda e suas contribuições para a institucionalização da lógica matemática no Brasil. Para a escrita deste artigo, utilizamos a abordagem qualitativa e os pressupostos da escrita biográfica, na construção de uma narrativa que conduz vestígios históricos documentais e bibliográficos sobre a personagem. Baseadas nessa interface, evidenciamos que Ayda Ignez Arruda foi professora titular na área de Lógica e Fundamentos da Matemática Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, participou do Grupo de Lógica de Campinas, fez intercâmbios e visitas a outras instituições, organizou eventos e seminários, foi membro fundadora do Centro de Lógica e Epistemologia (CLE), além de ser sido diretora do IMECC e membro fundadora da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suélen Rita Andrade Machado, FEITEP - Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Maringá/PR

Professora da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Maringá / PR (FEITEP), Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão, Licenciada em Pedagogia pela Unicesumar, Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática e Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Educação no Campo pela Faculdade Eficaz e Especialista em Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos inicias da Educação Básica pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão. Atualmente, integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM/UEM) e Pesquisadora associada do Portal Ciência & Consciência. Tem experiência na área da Matemática e Educação Matemática.

Lucieli M. Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of California - Berkeley, sob orientação de Alan Schoenfeld. 

Referências

ALISEDA, A.; MANZANO, M. 2015. Apuntes para una historia de la lógica em Iberoamérica en el siglo XX. Filosofía iberoamericana del siglo, p. 101.

AQUINO, E. M. L. 2006. Gênero e ciência no Brasil: contribuições para pensar a ação política na busca da equidade. In: BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Encontro Nacional de Núcleos em Grupos de Pesquisas. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

ARAUJO NETO, A. P. 2019. Remy Freire e suas contribuições para a Matemática e Educação Matemática no Paraná. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

ARRUDA, A. I. 1983. Curriculum vitae. Datilografado, assinado. Campinas, 14p. (FNCAC, DP, Cx. 24, Ps. 1, 3).

BADIN, M. G. 2006. Um olhar sobre as contribuições do professor Nelson Onuchic para o desenvolvimento da matemática no Brasil. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

BONFIM, S. H. 2013. Theodoro Augusto Ramos: um estudo comentado de sua tese de doutoramento. 124 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

BORGES, V. P. 2008. Fontes biográficas: grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, p. 203-233.

CALABRIA, A. R. 2015. Francisco Antonio Lacaz Netto (1911-1991): um estudo biográfico. 205 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

CAVALARI, M. F. 2007. A matemática é feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em institutos de pesquisa em matemática do estado de São Paulo. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

CAVALARI, M. F. 2012. As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o desenvolvimento da matemática brasileira. 202 f. Tese - (doutorado) -Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

CAVALARI, M. F. 2013. Mulheres Pioneiras na Matemática no Brasil. Revista do Professor de Matemática, v. 30, p. 05-09.

CIGNOLI, R. 1984. Ayda Ignez Arruda (1936–1983). Studia Logica, v. 43, n. 1-2.

CLE. Centro de lógica, epistemologia e história da ciência – Unicamp. Ayda Ignez Arruda. s/d. Disponível em: <https://www.cle.unicamp.br/index.php/ayda-ignez-arruda>. Acesso em: 24 maio. 2021.

COBRA, T. T. L. 2014. Carlos Benjamin de Lyra e a topologia algébrica no Brasil. 125 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

COUSIN, A. O. A. 2007. A Sociedade Paranaense de Matemática sob um olhar da Educação Matemática. 254 f. Tese (Doutorado) - Curso de Setor de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

DELORY-MOMBERGER, C. 2011. Fundamentos epistemológicos da pesquisa: biográfica em educação. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 333-346.

DA COSTA, N. C. A. 1986. On paraconsistent set theory. Logique et Analyse, v. 29, n. 115, p. 361-371.

DA COSTA, N. C. A. 2016. Avaliando Avaliadores. In: SANTOS, C. H.; MIYAÒKA, F. K.; BARREDA, M. J. C. Sete décadas do curso de Matemática da UFPR. Curitiba-PR: Ed. UFPR, p. 96-104.

DA COSTA, N. C. A.; ALCÂNTARA, L. P. 1985. The Scientific Work of AI Arruda. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, 1985. Disponível em: <https://bookstore.ams.org/conm-69/14>. Acesso em: 02 abr. 2021.

D'OTTAVIANO, I. M. L.; CARNIELLI, W. A.; ALVES, E. H. 1996. The Centre for Logic in Campinas and the development of logic in Brazil. Logique et Analyse, v. 39, n. 153/154, p. 15-29.

D'OTTAVIANO, I. M. L.; GOMES, E.L. (2011a). Considerações sobre o desenvolvimento da lógica no Brasil. CLE e-Prints (Online), v. 11, p. 1-50, 2011a.

D’OTTAVIANO, I. M. L.; GOMES, E. L. (2011b) On the development of logic in Brazil I: the early logic studies and the path to contemporary logic. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 11, n. 22, p. 03-28.

D’OTTAVIANO, I. M. L.; GOMES, E. L. Baptizing Paraconsistent Logics: the unique touch of Miró Quesada. South American Journal of Logic. v. 6, n. 2, pp. 1–21, 2020

DUARTE, P. C. X. 2014. Candido Lima da Silva Dias: da Politécnica aos primórdios da FFCL da USP. 2014. 140f. Tese - (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. ESTADO DE SANTA CATHARINA, VOL. IV. Munícipios. 1930. Disponível em:<http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=107361&url=http://memoria.bn.br/docreader#>. Acesso em: 25 jun. 2021.

Fundo Ayda Ignez Arruda/ Arquivos Históricos/ CLE-Unicamp.

GOMES, E. L. 2005. O desenvolvimento da lógica no Brasil: da herança ibero-portuguesa aos primórdios do século XIX. Revista Eletrônica Informação e Cognição, v. 4, n. 1.

GOMES, E. L.; D'OTTAVIANO, I. M. L. 2017. Para além das Colunas de Hércules, uma história da paraconsistência: de Heráclito a Newton da Costa. Campinas, SP: Editora da Unicamp.

IMECC50. 2018. História. Disponível em:< http://www.imecc50.ime.unicamp.br/historia >. Acesso em: 23 maio. 2021.

JENKINS, K. 2007. A história repensada. Tradução de Mário Vilela, São Paulo, Contexto.

LEMOS, G. C. 2013. Willie Alfredo Maurer: vida, obras e contribuições para o ensino da Matemática no Brasil. 2013. 172 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

LOPES, A. C. C. 2014. A presença feminina no corpo docente dos cursos de engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. 103 f. Mestrado Profissional em ensino de ciências. Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

MICALI, A. 2011. Newton da Costa and the school of Curitiba. Manuscrito, v. 34, n. 1, p. 21-50.

PEREIRA, P. C. 2010. A Educadora Maria Laura: contribuições para a constituição da Educação Matemática no Brasil. 2010. 155f. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Processo (n. 26). 1968. Processo de Vida Funcional de Ayda Ignez Arruda. Arquivo Central/Siarq da Unicamp, Campinas, 607p.

ROLDAN, R. 2014. Intervenção Unicamp o filme. Youtube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=BSPTv4a7ITo&t=218s>. Acesso em: 01 out. 2021.

SAITO, F. 2015. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física/SBHMat.

SANTOS, A. A. 2010. Elza Furtado Gomide e a participação feminina no desenvolvimento da matemática brasileira no século XXI. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SANTOS, C. H.; MIYAÒKA, F. K.; BARREDA, M. J. C. 2016. Sete décadas do curso de Matemática da UFPR. Curitiba-PR, Ed. UFPR.

SILVA, C. P. 2001. Desenvolvimento da matemática no Paraná: um estudo do caso Universidade Federal do Paraná. Llull: Revista de la Sociedad Española de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, v. 24, n. 49, p. 183-200.

SOUTO, R. M. A. 2006. Mario Tourasse Teixeira: o homem, o educador, o matemático. 151 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

SUGUITANI, L.; VIANA, J. O.; D’OTTAVIANO, I. M. L. (orgs.). 2016. Conferências na Unicamp em 1975 - Alfred Tarski = Lectures at Unicamp in 1975 – Alfred Tarski. Campinas, SP, Editora da Unicamp.

TRIVIZOLI, L. M. 2016. Um panorama para a investigação em história da matemática: surgimento, institucionalização, pesquisas e métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 8.

Downloads

Publicado

10-11-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 640     PDF downloads: 413

Como Citar

MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli M. Ayda Ignez Arruda e sua trajetória profissional e científica na UNICAMP (1968-1983). Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 21, n. 41, p. 25–44, 2021. DOI: 10.47976/RBHM2021v20n4125-44. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos