DE ORESME A DIRICHLET: UM BREVE HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES

Autores

  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira davidson.oliveira@ifmg.edu.br
    Coordenação de Matemática – CODAMAT – campus de Ouro Preto - Brasil
  • Milton Rosa milrosa@hotmail.com
    Centro de Educaçâo Aberta e a Distância – CEAD – campus de Ouro Preto - Brasil
  • Marger da Conceição Ventura Viana margerv@terra.com.br
    Centro de Educaçâo Aberta e a Distância – CEAD – campus de Ouro Preto - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2014v14n2847-61

Palavras-chave:

História, Funções, Oresme, Linguagem Algébrica, Representações Gráficas

Resumo

Este artigo teórico apresenta uma breve imersão na história das funções abrangendo a definição atual de Dirichlet por meio de sua concepção a partir das representações gráfica de Oresme e tabular dos Babilônios. Assim, discutimos os estágios da evolução histórica da linguagem algébrica, aprofundando-se na escrita retórica, sincopada e simbólica. Nesse direcionamento, do ponto de vista histórico, a distinção entre constantes e variáveis também é necessário. Argumentamos que o desenvolvimento das funções vem sendo elaborado desde 4.000 a.C. até os tempos atuais, quando a sua definição contemporânea foi proposta no século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AZEVEDO OLIVEIRA, D. P. (2012) Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de conhecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de funções por meio da pedagogia culturalmente relevante. 2012. 311p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 2012.

BAGNI, Giorgio T. 2004. Exhaustion argumentand limit concept in the History of Mathematics: educational reflections. In: FURINGHETTI, F. KAISER, S. & VRETBLAD, A. (Eds). Proceedings of HPM, History and Pedagogy of Mathematics. Uppsala, July 12-17, 94-103.

BARON, M. E. 1985. Curso de história da matemática: origem e desenvolvimento do cálculo. Brasília, DF: Universidade de Brasília.

BAUMGART, J. K. 1992. Álgebra. Série Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula. São Paulo, SP: Atual Editora.

BELL, Eric Temple. 1992. The development of mathematics. New York, NY: Dover Publication.

BONETTO, Giácomo Augusto. 1999. A construção da representação gráfica e o seu papel no ensino de funções: uma visão histórica. (Dissertação de Mestrado).
Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 467     PDF downloads: 261

Como Citar

AZEVEDO OLIVEIRA, Davidson Paulo; ROSA, Milton; VENTURA VIANA, Marger da Conceição. DE ORESME A DIRICHLET: UM BREVE HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 47–61, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2014v14n2847-61. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/64. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos