A FORMAÇÃO E AS CO TRIBUIÇÕES DAS A OTAÇÕES DE ESTUDA TES A ACADEMIA MILITAR (1810 - 1838)

Autores/as

  • Ligia Arantes Sad sadli@terra.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Vitória – ES – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2011v11n23111-138

Palabras clave:

Academia Militar, história do ensino da matemática, manuscritos de alunos

Resumen

Nas caracterizações históricas a respeito da formação de oficiais, oferecida pela Academia Militar, durante as primeiras décadas de sua existência e transformações, temos a presença
marcante de uma matemática superior. Na análise documental do ensino dessa matemática utilizamos duas importantes bases, uma a partir da história cultural, objetivando a
compreensão dos argumentos e representações de contexto mais geral das práticas da educação militar; outra, de matrizes epistemológicas da matemática, articulada com o
campo da história da matemática. Da variedade documental examinada, como: a carta de Lei da criação da Academia Real Militar, ofícios, programas, registros de alunos, além de
livros, atribuímos maior destaque ao caderno de um estudante militar que, posteriormente como lente, reuniu outras anotações didáticas de alunos da Academia. Discutimos, a partir
desses manuscritos, vicissitudes e possibilidades quanto a matemática utilizada, advinda de livros predominantemente franceses. Com olhar específico sobre os registros dos estudantes abrimos discussões a respeito do importante lado dos receptores ou utilizadores da matemática. Por exemplo: Que obras mencionadas foram realmente utilizadas? Existem aspectos marcantes nos procedimentos de ensino e aprendizagem da matemática? Que dificuldades e preferências são observadas na aplicação da matemática a outras áreas de conhecimentos? As respostas comentadas possibilitam cobrir lacunas históricas e abrir outras reflexões críticas das práticas educacionais empreendidas pelos militares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BASILE, M. Sociabilidade e ação política na Corte regencial: a Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional. Dimensões, v. 8, 2006, 251-418.

BOLETIM da SBC – Sociedade Brasileira de Cartografia. n. 52. Rio de Janeiro, 2004.

BOYER, C. The History of the Calculus and its Conceptual Development. Nova Iorque: Dover, 1959.

BURKE, P. O que é história cultural? Tradução de Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DHOMBRES, J. French Mathematical Textbooks from Bézout to Cauchy. In Historia Scientiarum, n. 26, 1985.

DOMINGUES, J. C. Lacroix and the Calculus. Historical Studies, v. 35. Berlin: Birkhäuser
Verlag, 2008.

DOSSE, F. A história em migalhas: dos Annales à nova história. Tradução de Dulce O. A.
dos Santos. Bauru: EDUSC, 2003.

Publicado

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 218     PDF (Português (Brasil)) downloads: 469

Cómo citar

ARANTES SAD, Ligia. A FORMAÇÃO E AS CO TRIBUIÇÕES DAS A OTAÇÕES DE ESTUDA TES A ACADEMIA MILITAR (1810 - 1838). Revista Brasilera de História de la Matemática, [s. l.], vol. 11, n.º 23, p. 111–138, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2011v11n23111-138. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/118. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Artigos