REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
10.47976/RBHM2007vn32Palavras-chave:
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESResumo
Essas reflexões são baseadas em numerosas conversas com Ubiratan D’Ambrosio, sobre a história da matemática e o programa de pesquisas em educação matemática que enfocam a etnomatemática. Iniciei meus estudos de matemática sem entender nada da história da matemática e sem me interessar muito por ela, aliás, eu achava o estudo de história muito chato e de pouca motivação. Estudando para ser professora de matemática nunca me preocupei com a história do conhecimento matemático, apenas aceitava a matemática como todos os jovens que estudavam comigo, uma disciplina bonita, intrigante, desafiadora e completa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
Carpenter,T.P., Hiebert, J., Fennema, E. e Fuson, K.C. (1997). Making sense: Teaching mathematics with understanding. Portsmouth, NH: Heinemann.
D’Ambrosio, U. (1999a). Literacy, Matheracy, and Technoracy: A Trivium for Today, Mathematical Thinking and Learning,1(2), pp.131-153.
D’Ambrosio, U. (1999b). Educação para uma Sociedade em Transição, Campinas, Brasil: Papirus Editora.
D’Ambrosio, U. (1985). Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, 5(1), 44-48.
D’Ambrosio, U. (1990). Etnomatemática [Ethnomathematics]. São Paulo: Editora Ática.
D’Ambrosio, U. (1993). Etnomatemática: Um programa [Ethnomathematics: A program]. A Educação Matemática em Revista, 1(1): 5-11.
D’Ambrosio, U. (1995). Multiculturalism and mathematics education. International Journal on Mathematics, Science. Technology Education, 26(3): 337-346.
Fosnot, C.T. e Dolk, M. (2002). Young Mathematicians at Work: Constructing Fractions, Decimals, and Percents. Porstmouth, Nh: Heinemann.
D’Ambrosio, U. (1999a). Literacy, Matheracy, and Technoracy: A Trivium for Today, Mathematical Thinking and Learning,1(2), pp.131-153.
D’Ambrosio, U. (1999b). Educação para uma Sociedade em Transição, Campinas, Brasil: Papirus Editora.
D’Ambrosio, U. (1985). Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, 5(1), 44-48.
D’Ambrosio, U. (1990). Etnomatemática [Ethnomathematics]. São Paulo: Editora Ática.
D’Ambrosio, U. (1993). Etnomatemática: Um programa [Ethnomathematics: A program]. A Educação Matemática em Revista, 1(1): 5-11.
D’Ambrosio, U. (1995). Multiculturalism and mathematics education. International Journal on Mathematics, Science. Technology Education, 26(3): 337-346.
Fosnot, C.T. e Dolk, M. (2002). Young Mathematicians at Work: Constructing Fractions, Decimals, and Percents. Porstmouth, Nh: Heinemann.
Downloads
Publicado
07-11-2020
Métricas
Visualizações do artigo: 1774 PDF downloads: 1094
Como Citar
D’AMBROSIO, Beatriz S. REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, p. 32, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn32. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/312. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos