A expressão Zero elevado a Zero em Contexto Histórico

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4485-102

Palavras-chave:

Matemática, História, Zero elevado a Zero, Potenciação.

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a evolução da abordagem dada a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. O percurso histórico selecionado sobre as questões que sustentam a referida controvérsia, apresentado neste trabalho,se inicia no século XVIII com abordagens apresentadas por Leonhard Euler, e se estende até as soluções utilizadas na atualidade. O objetivo principal do presente artigo e das reflexões aqui provocadas é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a História da Matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética, o zero elevado a zero, pode não ter resposta única corrente ao longo da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos José Amorim da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (1991), licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Mestrados em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (2007) e o profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2020). Cursa Tecnologia em Sistemas de Computação na Universidade Federal Fluminense. Exerceu a docência na Marinha do Brasil e nas redes municipais de educação das cidades de Niterói e Rio de Janeiro.

Christine Sertã Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ(1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2000). Atualmente é professora da PUC-Rio atuando na graduação e no PROFMAT e professora titular do Colégio Pedro II, atuando como professora do ensino fundamental e médio e tendo parte da carga vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação desta instituição onde trabalha no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, com pesquisas na área da educação básica (MPPEB-CPII). Dedica-se às áreas de Matemática e Ensino, com ênfase em Matemática Discreta, Combinatória, Grafos, Álgebra Linear, Matemática do ensino fundamental e médio e formação de professores da escola básica.

Referências

BARON, G., The Mathematical Correspondent: A short Disquisition, concerning the Definition, of the word Power, in Arithmetic and Algebra, NEW-YORK: Sage and Clough, 1804. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=dxoAAAAAMAAJ&pg=PP15&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 5 jul. 2021.

BEMERKUNGEN zu dem Aufsatze überschrieben “Beweis der Gleichung 0^0=1, nach J. F. Pfaff,” im zweiten Hefte dieses Bandes, S. 134. Journal de Crelle. Berlin, v.12, 1834. pp. 292-294. Disponível em: <https://gdz.sub.uni-goettingen.de/id/PPN243919689_0012?tify={%22pages%22:[300],%22view%22:%22thumbnails%22}>. Acesso em: 5 jul. 2021.

BOYER, C. B. História da matemática. Tradução Elza F. Gomide. Revisão técnica Uta C. Merzbach. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2001.

BOURBAKI, N. Élements de Mathématique: Théorie des Ensembles Chapitre 3. 2. ed. Paris: Ed. Hermann, 1963.

CAUCHY, A. L. Cours d'Analyse de l'Ecole Royale Polytechnique. 1. ed. Paris: L’Imprimerie Royale, 1821. Disponível em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8626657t/f9.item.zoom > Acesso em: 5 jul. 2021.

CAUCHY, A. L. Leçons sur le Calcul Différentiel, 1. ed. Paris: Ed. Libraires du Roi, 1829.

CAUCHY, A. L. Leçons de Calcul Différentiel et de Calcul Intégral. 1. ed. Paris: Ed. Bachelier, 1840.

EULER, L. Elements of Algebra. 5. ed. Londres: Ed. Longman Orme And Companyrevista, 1840. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=aPWcyZiGB7IC&printsec=frontcover&dq=inauthor:%22Joseph+Louis+Lagrange%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj9i6LRxNTqAhUSILkGHYRoAxYQ6AEwAXoECAAQAg#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 5 jul. 2021.

CAUCHY, A. L. Introductio in analysin infinitorum. Lausannae : apud Marcum-MIchaelem Bousquet & socios, v. 1, 1748. Disponível em: <https://scholarlycommons.pacific.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1100&context=euler-works>. Acesso em: 5 jul. 2021.

CAUCHY, A. L. Introduction to Analysis of the Infinite. Tradução John D. Blanton. New York: Ed. Springer-Verlag, v. 1, 1988.

CAUCHY, A. L. Institutiones Calculi Differentialis Cum Eius Usu in Analysi Finitorum Ac Doctrina Serierum. São Petersburgo: Ed. Petri Galeatii, 1755. Disponível em <http://eulerarchive.maa.org/docs/originals/E212sup.adnotationespart2.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2021.

EVES, H. Introdução à história da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

GARBI, G. G., A Rainha das Ciências: Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. 2. ed. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2007.

GODEMENT, R. Cours d’algèbre. 3. ed. Paris: Ed. Hermann, 1997.

LIBRI, G. Mémoire sur les fonctions discontinues. Journal de Crelle, Berlin, v. 11, 1833. pp. 303-316 Disponível em: <https://gdz.sub.uni-goettingen.de/id/PPN243919689_0010?tify={%22pages%22:[315],%22view%22:%22thumbnails%22}>. Acesso em: 5 jul. 2021.

MÖBIUS, A. F. Beweis der Gleichung 0^0=1, nach J. F. Pfaff. Journal de Crelle. Berlin, v.12, 1834. pp. 134-136. Disponível em: < https://gdz.sub.uni-goettingen.de/id/PPN243919689_0012?tify={%22pages%22:[140],%22view%22:%22thumbnails%22}>. Acesso em: 5 jul. 2021.

ROONEY, A. A História da Matemática: Desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. 1. ed. São Paulo: Ed. M.Books do Brasil Editora Ltda, 2012.

ROSSER, J. B. Logic for Mathematicians. 2. ed. New York: Chelsea Publishing Co, 1978

SUPPES, P. Axiomatic Set Theory. New York: Dover Publications, 1960.

SUR LA VALUER de 0^0. Journal de Crelle. Berlin, v.11, 1834. pp. 272-273 Disponível em: < https://gdz.sub.uni-goettingen.de/id/PPN243919689_0011?tify={%22pages%22:[282],%22view%22:%22thumbnails%22}>. Acesso em: 5 jul. 2021.

Downloads

Publicado

20-05-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 872     PDF downloads: 677

Como Citar

SILVA, Carlos José Amorim da; COSTA, Christine Sertã. A expressão Zero elevado a Zero em Contexto Histórico. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 22, n. 44, p. 85–102, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4485-102. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/334. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos