PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO
DOI:
10.47976/RBHM2017v17n3449-71Palabras clave:
Matemática, História, Desenho, CartografiaResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domíniosda cartografia, analisando-as-as em sua historicidade. Situamo-nos, dessa forma, em seu campo de emergência, buscando os rastros históricosdos conteúdos escolares da disciplina de desenho,em suas relações com a matemática.O intuito éanalisar, enfim, como tais práticas deram-se a ver e dizer de maneiras distintas das que experimentavam até então, em uma investigação que se pauta não pela procura das causas de uma súbita mudança, mas pelo estabelecimento do sistema de transformações em que ela consiste.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Citas
BROTTON, J. 2014. Uma história do mundo em doze mapas. Rio de Janeiro: Zahar.
CHERVEL, A. 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Tradução de: LOURO, G. L. In: Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229.CROSBY, A. W. 1999. A mensuração da realidade: a quantificação e a sociedade ocidental (1250-1600). Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Ed. da UNESP.
DALCHÉ, P. G. 2007. The Reception of Ptolemy’s Geography(End of the Fourteenth to Beginning of the Sixteenth Century). In: HARLEY, J.; WOODWARD, D. (org.). The History of Cartography, vol. III, Chicago, The Chicago University Press, p. 285-364.
DILKE, O. A. W. 1987. The Culmination of Greek Cartography in Ptolemy. In: HARLEY, J.; WOODWARD, D. (org.). The History of Cartography, vol. I, Chicago, The Chicago University Press, p. 177-200.
FLORES, C. R. 2007. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa Editora.
FLORES, C. R. 2015. Imagem. In: VALENTE, W. R. Cadernos de Trabalho, v. 9.
FOUCAULT, M. 1979. Microfísica do Poder. MACHADO, R. (Org.). Rio de Janeiro: Edições Graal.
FOUCAULT, M. 2009 (7ª ed.). A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
FOUCAULT, M. 2013. A verdade e as formas jurídicas.Rio de Janeiro: Nau.
JOLY, F. 1990 (5ª ed.). A Cartografia. São Paulo: Ed. Papirus.
MACHADO, R. B. 2016. Cartografia, Saber, Poder: Da emergência do desenho como disciplina escolar.Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. 2016. Entre práticas [historiográficas e de desenho]: um movimento metodológico de pesquisa. In: Zetetiké, Campinas, SP, v.24, n.2, p.237-248.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R.2016a. Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]. In: REVEMAT, Florianópolis (SC), v.11, Ed. Filosofia da Educação Matemática, p. 149-161.
CHERVEL, A. 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Tradução de: LOURO, G. L. In: Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229.CROSBY, A. W. 1999. A mensuração da realidade: a quantificação e a sociedade ocidental (1250-1600). Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Ed. da UNESP.
DALCHÉ, P. G. 2007. The Reception of Ptolemy’s Geography(End of the Fourteenth to Beginning of the Sixteenth Century). In: HARLEY, J.; WOODWARD, D. (org.). The History of Cartography, vol. III, Chicago, The Chicago University Press, p. 285-364.
DILKE, O. A. W. 1987. The Culmination of Greek Cartography in Ptolemy. In: HARLEY, J.; WOODWARD, D. (org.). The History of Cartography, vol. I, Chicago, The Chicago University Press, p. 177-200.
FLORES, C. R. 2007. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa Editora.
FLORES, C. R. 2015. Imagem. In: VALENTE, W. R. Cadernos de Trabalho, v. 9.
FOUCAULT, M. 1979. Microfísica do Poder. MACHADO, R. (Org.). Rio de Janeiro: Edições Graal.
FOUCAULT, M. 2009 (7ª ed.). A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
FOUCAULT, M. 2013. A verdade e as formas jurídicas.Rio de Janeiro: Nau.
JOLY, F. 1990 (5ª ed.). A Cartografia. São Paulo: Ed. Papirus.
MACHADO, R. B. 2016. Cartografia, Saber, Poder: Da emergência do desenho como disciplina escolar.Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. 2016. Entre práticas [historiográficas e de desenho]: um movimento metodológico de pesquisa. In: Zetetiké, Campinas, SP, v.24, n.2, p.237-248.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R.2016a. Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]. In: REVEMAT, Florianópolis (SC), v.11, Ed. Filosofia da Educação Matemática, p. 149-161.
Descargas
Publicado
2020-10-24
Métricas
Visualizações do artigo: 269 PDF (Português (Brasil)) downloads: 224
Cómo citar
MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 17, n.º 34, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2017v17n3449-71. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/32. Acesso em: 4 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos