Sobre os números P-ádicos: aspectos históricos, matemáticos e epistemológicos

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves fregis@ifce.edu.br
    Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE
    https://orcid.org/0000-0003-3710-1561
  • Paulo César Cavalcante de Oliveira pcurca@gmail.com
    Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

10.47976/RBHM2024v24n481-32

Palavras-chave:

Números p-ádicos, História da Matemática, Intuição, Topologia dos números p-ádicos

Resumo

Reconhecidamente, o processo de engendramento evolutivo matemático que concorreu para a evolução e a determinação de bases sólidas para a noção de número real constitui um emblemático divisor de águas para a Matemática no século XIX. Assim, a partir de um conhecimento atual de vários métodos e formas de determinação e do completamento do corpo dos números racionais, a despeito do método empregado, podemos indicar a natureza de um corpo arquimediano e completo que nominamos por conjunto dos números reais. Não obstante, o presente trabalho apresenta uma discussão de elementos históricos, matemáticos e epistemológicos sobre uma outra classe de números que representa, também, um completamento do conjunto dos números racionais e que se denota por , onde  é um número primo. Dessa forma, os números p-ádicos são apresentados, tendo em vista proporcionar ao leitor uma vital compreensão do seu papel epistemológico que concorre para um entendimemo diferenciado e substancialmente ampliado para a noção abstrata e basilar em Matemática do que conhecemos ordinariamente por número. 

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Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2023). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqNº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ

Paulo César Cavalcante de Oliveira, Universidade Regional do Cariri – URCA

Professor departamento de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA.

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13-09-2024

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Como Citar

ALVES, Francisco Regis Vieira; OLIVEIRA, Paulo César Cavalcante de. Sobre os números P-ádicos: aspectos históricos, matemáticos e epistemológicos. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 1–32, 2024. DOI: 10.47976/RBHM2024v24n481-32. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/389. Acesso em: 27 dez. 2024.

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Artigos