PROFESSORES LUSO-BRASILEIROS: MATHEMATICOS DE PROFISSÃO NO ENSINO NÁUTICO E AO SERVIÇO DO ESTADO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX
DOI:
10.47976/RBHM2016v16n3269-100Palavras-chave:
Ensino náutico;, séculos XVIII e XIX, Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, Professores Luso-BrasileirosResumo
Na segunda metade do século XVIII, o ensino da náutica materializou uma nova conceção de educação: formar para servir e formar de acordo com novos métodos. No caso da Marinha, como noutros domínios, o emprego do saber adquirido transformaria o ofício em profissão e o artesão, entenda-se a figura do professor, em funcionário dotado dos mais modernos conhecimentos técnicos que, naquela época, se aprendiam e se ensinavam. A assunção da Matemática, enquanto disciplina dotada de uma Faculdade própria, nascida no âmbito da política reformista do rei D. José, nomeadamente da renovação da Universidade de Coimbra, forneceria às academias náuticas de Lisboa um escol de professores, alguns deles naturais da colónia brasileira, altamente qualificados para o adestramento de futuros pilotos. Neste artigo, enquadraremos a vida profissional desses professores luso-brasileiros no contexto de uma renovação do conhecimento matemático, nomeadamente no ensino da náutica.
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Referências
[BCM-AH, ARM], Biblioteca Central de Marinha – Arquivo Histórico, Academia Real de Marinha, caixa 2; Lentes, caixa nº 5.
[BNP, CP] Biblioteca Nacional de Portugal, Coleção Pombalina, cód. 6473.
ALMANACH DO ANNO 1798. Lisboa: Typografia da Academia real das Ciências.
ALMANACH DO ANNO 1807. Lisboa: Impressão Régia.
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