O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PORTUGUÊS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO PARADIGMÁTICO DE VICENTE GONÇALVES
DOI:
10.47976/RBHM2016v16n3233-39Palavras-chave:
Matemática, História, Biografia, Vicente GonçalvesResumo
Em Portugal, o conceito de professor universitário de ciências matemáticas foi mudando ao longo do tempo, especialmente durante o século XX. Do professor universitário que apenas se dedicava à docência e que transmitia os conhecimentos clássicos; aquele que tem diversas vertentes a cumprir, como a de investigador, de autor, de gestor, de divulgador, etc.; encontramos casos de professores universitários que marcaram pela sua atuação profissional. Apresentamos o caso paradigmático do professor universitário português J. Vicente Gonçalves (1896-1985).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
AGUDO, F.R. Dias. (1987). Resposta do Académico F.R. Dias Agudo ao Académico J.
Tiago de Oliveira. In: Memórias da Academia de Ciências de Lisboa (Classe de Ciências) n.º 28. 225-232.
COSME, Catarina & COSTA, Cecília. (2015). Creating and Developing a Mathematical
Research School in a Peripheral Country: The Case of Norms Having Matrix Values. In:
Applied Mathematical Sciences, vol. 9, n.º 32. 1597-1605.
COSTA, Cecília. (2001). José Vicente Gonçalves: Matemático... porque Professor!, (Colecção Memórias n.º 37). Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico,
Secretaria Regional do Turismo e Cultura. [Adaptação da tese de doutoramento de 2000].
COSTA, Cecília. (2007). Males do ensino superior” – a opinião de J. Vicente Gonçalves em 1930. In: Revista Brasileira de História da Matemática, vol. VII, n.º 14. 155-162.
COSTA, Cecília & MALONEK, Helmuth. (2011). Testemunhos de reconhecimento: cartas de Oskar Perron e Konrad Knopp a Vicente Gonçalves. Atas do V Encontro LusoBrasileiro de História da Matemática. Castelo Branco, Portugal.
COSTA, Cecília & VITÓRIA, José. (1997). Nótula sobre Zeros de Polinómios. In: Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, n.º 37. 21-34.
Tiago de Oliveira. In: Memórias da Academia de Ciências de Lisboa (Classe de Ciências) n.º 28. 225-232.
COSME, Catarina & COSTA, Cecília. (2015). Creating and Developing a Mathematical
Research School in a Peripheral Country: The Case of Norms Having Matrix Values. In:
Applied Mathematical Sciences, vol. 9, n.º 32. 1597-1605.
COSTA, Cecília. (2001). José Vicente Gonçalves: Matemático... porque Professor!, (Colecção Memórias n.º 37). Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico,
Secretaria Regional do Turismo e Cultura. [Adaptação da tese de doutoramento de 2000].
COSTA, Cecília. (2007). Males do ensino superior” – a opinião de J. Vicente Gonçalves em 1930. In: Revista Brasileira de História da Matemática, vol. VII, n.º 14. 155-162.
COSTA, Cecília & MALONEK, Helmuth. (2011). Testemunhos de reconhecimento: cartas de Oskar Perron e Konrad Knopp a Vicente Gonçalves. Atas do V Encontro LusoBrasileiro de História da Matemática. Castelo Branco, Portugal.
COSTA, Cecília & VITÓRIA, José. (1997). Nótula sobre Zeros de Polinómios. In: Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, n.º 37. 21-34.
Downloads
Publicado
30-10-2020
Métricas
Visualizações do artigo: 265 PDF downloads: 191
Como Citar
COSTA, Cecília. O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PORTUGUÊS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO PARADIGMÁTICO DE VICENTE GONÇALVES. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 16, n. 32, p. 33–39, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2016v16n3233-39. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/74. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos