TRAÇOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA ARITMÉTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX: LIVROS DIDÁTICOS ESCRITOS POR JOSÉ THEODORO DE SOUZA LOBO
DOI:
10.47976/RBHM2010v10n20127-146Keywords:
Didática da Matemática, Educação Matemática, Ensino da aritmética, História da Educação Matemática.Abstract
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa realizada com objetivo de analisar traços históricos do ensino da Aritmética elementar relativos às últimas décadas do século XIX. As principais fontes utilizadas foram dois livros didáticos escritos pelo professor gaúcho José Theodoro de Souza Lobo, intitulados Segunda Aritmética para Meninos e Primeira Aritmética para Meninos, publicados, respectivamente, em 1870 e 1874. A intenção associada a esse objetivo é revelar traços da cultura escolar na qual as práticas prescritas pelo autor estavam inseridas. O interesse em analisar elementos históricos dessa natureza decorre da influência exercida na composição das atuais vertentes da Educação Matemática brasileira. A realização desse objetivo é conduzida por meio de uma análise dos conteúdos dos livros, de relatórios oficiais de responsáveis pela instrução pública da época considerada e outras fontes bibliográficas, aplicando conceitos propostos por André Chervel, no campo da história das disciplinas escolares. Foi possível constatar que os mencionados livros, usado para a instrução das elites da então província de São Pedro do Rio Grande do Sul contém idéias didáticas inovadoras para a época. Defensor de uma visão formalista, o autor propõe uma alteração na seqüência de estudo dos conteúdos de Aritmética, em relação à ordem, até então, estabelecida nos demais livros. Em ambos os livros, o estudo dos números decimais é apresentado antes do estudo das frações ordinárias
com a intenção de preparar os alunos para o estudo do sistema métrico decimal cuja utilização tinha sido decretada em 1862 e regulamentada uma década depois. As obras didáticas apresentam técnicas didáticas diferenciadas, de cunho mais analítico e descritivo, visando explicar a validade de regras propostas na resolução de roblemas.
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