TRAÇOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA ARITMÉTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX: LIVROS DIDÁTICOS ESCRITOS POR JOSÉ THEODORO DE SOUZA LOBO

Autores/as

  • Luis Carlos Pais lcpais@nin.ufms.br
    Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

10.47976/RBHM2010v10n20127-146

Palabras clave:

Didática da Matemática, Educação Matemática, Ensino da aritmética, História da Educação Matemática.

Resumen

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa realizada com objetivo de analisar traços históricos do ensino da Aritmética elementar relativos às últimas décadas do século XIX. As principais fontes utilizadas foram dois livros didáticos escritos pelo professor gaúcho José Theodoro de Souza Lobo, intitulados Segunda Aritmética para Meninos e Primeira Aritmética para Meninos, publicados, respectivamente, em 1870 e 1874. A intenção associada a esse objetivo é revelar traços da cultura escolar na qual as práticas prescritas pelo autor estavam inseridas. O interesse em analisar elementos históricos dessa natureza decorre da influência exercida na composição das atuais vertentes da Educação Matemática brasileira. A realização desse objetivo é conduzida por meio de uma análise dos conteúdos dos livros, de relatórios oficiais de responsáveis pela instrução pública da época considerada e outras fontes bibliográficas, aplicando conceitos propostos por André Chervel, no campo da história das disciplinas escolares. Foi possível constatar que os mencionados livros, usado para a instrução das elites da então província de São Pedro do Rio Grande do Sul contém idéias didáticas inovadoras para a época. Defensor de uma visão formalista, o autor propõe uma alteração na seqüência de estudo dos conteúdos de Aritmética, em relação à ordem, até então, estabelecida nos demais livros. Em ambos os livros, o estudo dos números decimais é apresentado antes do estudo das frações ordinárias
com a intenção de preparar os alunos para o estudo do sistema métrico decimal cuja utilização tinha sido decretada em 1862 e regulamentada uma década depois. As obras didáticas apresentam técnicas didáticas diferenciadas, de cunho mais analítico e descritivo, visando explicar a validade de regras propostas na resolução de  roblemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ARRIADA, Eduardo. A Educação Secundária na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: a desoficialização do ensino público. Tese de doutorado defendida na PUC-RS.
Porto Alegre, 2007.

BOSCH, M. e CHEVALLARD, Y. Ostensifs et sensibilité aux ostensifs dans l’activité mathématique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19/1, pp 77-124, 1999

BLAKE, Augusto Vitorino Alves Sacramento. Dicionário bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1902.

BRAGANÇA, A. A Francisco Alves no contexto da formação de uma indústria brasileira do livro. In Seminário brasileiro sobre o livro e história editorial. 1, 2004, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2004, disponível em: http:/www.livrohistoriaeditorial.pro.br/trabalhos. Acesso em 23 de abril de 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries – PNLD 2000/2001. Brasília, 2001

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHERVEL, A. La Culture Scolaire. Paria, Editora Belin, 1990.

Publicado

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 347     PDF (Português (Brasil)) downloads: 190

Cómo citar

PAIS, Luis Carlos. TRAÇOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA ARITMÉTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX: LIVROS DIDÁTICOS ESCRITOS POR JOSÉ THEODORO DE SOUZA LOBO. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 10, n.º 20, p. 127–146, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2010v10n20127-146. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/140. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos