MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTO
DOI:
10.47976/RBHM2007vn29Keywords:
MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTOAbstract
O século XVII assistiu ao surgimento das primeiras idéias sobre a física da música e consequentemente ao nascimento da ciência acústica, que recebeu esse nome com Joseph Sauveur (1653-1716), quem sistematizou matematicamente o conceito de harmônicos no início do século XVIII. A acústica de então consistia principalmente no estudo de sons musicais tendo por fundamentos princípios físicos-experimentais manipulados matematicamente, em contrapartida com os fundamentos aritmético-numerológicos, associados à antiga tradição pitagórica, predominantes até então nos tratados de músicateórica. Sob essa nova perspectiva, razões pitagóricas da teoria musical tradicional, por exemplo, transformaram-se em razões de freqüências. Nesse contexto,
Downloads
Metrics
References
COHEN, H.F. Quantifying music: the science of music at the first stage of the Scientific Revolution, 1580-1650. Boston: D. Reidel Publishing, 1984.
DOSTROVSKY, S.; BELL, J.F.; TRUESDELL, C. Physics of music. In: THE NEW GROVES Dictionary of music and musicians. New York: Mac Millan, 1980, p. 664-677.
HOUAISS, A. Harmonia. In: DUARTE, R.; MOUTINHO, I.R.O. Enciclopédia Mirador internacional. São Paulo: Enclyclopaedia Britannica do Brasil, 1976, p. 5668-5671.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1996.
MARTIN, H. Les mathématiques et la musique. In: LIONNAIS, F. Le (org.). Les grands courants de la pensée mathématique. Paris: Editions dês Cahiers du sud, 1948.
MERSENNE, M. Harmonie Universelle: the books on instruments. Netherlands: Martinus Nijhoff; Hague, 1957.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 406 PDF (Português (Brasil)) downloads: 340