MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL: REFLEXÕES DE SEUS MOVIMENTOS

Authors

  • Ana Cristina Schirlo autor@dominio.com
    Secretaria de Educação do Estado do Paraná – SEED – Brasil
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva autor@dominio.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Brasil
  • Luiz Alberto Pilatti autor@dominio.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2014v14n29117-128

Keywords:

Matemática, História, Prática Pedagógica, Ensino

Abstract

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica relativa a algumas transmutações ocorridas no período de 1908 a 2008 no ensino da Matemática no Brasil. Ressalta-se que nesse período, os processos de ensino e aprendizagem caracterizaram-se como Matemática Clássica, Matemática Moderna e Educação Matemática. Para cada um desses movimentos, buscou-se perspectivar o modo de se ensinar os conteúdos escolares e sua aprendizagem. Os dados analisados permitem afirmar que durante a Matemática Clássica, o ensino era centrado em procedimentos mecânicos. Na Matemática Moderna, o ensino era baseado na teoria dos conjuntos, nas estruturas Matemáticas e na lógica Matemática. E, na Educação Matemática, observou-se a procura por um ensino mais significativo, visnado que os estudantes se tornem aptos às exigências do mundo globalizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRASIL. Ministério da Educação. 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.

D’AMBROSIO, B. 1987. The dinamics and consequences of the modern mathematics reform movement fot brazilian mathematics education. Tese (Doutorado em Filosofia) – School of Education, Indiana University, Indiana.

D’AMBROSIO, U. 1986. Da realidade à ação. São Paulo: Summus.
________. 2007. Educação Matemática: da teoria à prática. 14 ed. São Paulo: Papirus.

DAMÁSIO, A. 2006. A prática docente do professor de matemática: marcas das concepções do livro didático. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. UFSC. V. 1, n. 2, p. 14-25, mês.

DAVIS, P.; HERSH, R. 1985. A experiência matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

DRUCK, S. 2006. Por uma Matemática para Todos. Revista Ciência Hoje, São Paulo, abr. 2006, entrevista, p. 13. Disponível em< http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chj&cod=_suelydruckporumamatematicaparatodos-entrevistacienciahoje225abr2006>. Acesso em: 02 maio. 2013.

Published

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 329     PDF (Português (Brasil)) downloads: 245

How to Cite

SCHIRLO, Ana Cristina; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho; PILATTI, Luiz Alberto. MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL: REFLEXÕES DE SEUS MOVIMENTOS. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 14, no. 29, p. 117–128, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2014v14n29117-128. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/58. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos