MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL: REFLEXÕES DE SEUS MOVIMENTOS
DOI:
10.47976/RBHM2014v14n29117-128Palavras-chave:
Matemática, História, Prática Pedagógica, EnsinoResumo
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica relativa a algumas transmutações ocorridas no período de 1908 a 2008 no ensino da Matemática no Brasil. Ressalta-se que nesse período, os processos de ensino e aprendizagem caracterizaram-se como Matemática Clássica, Matemática Moderna e Educação Matemática. Para cada um desses movimentos, buscou-se perspectivar o modo de se ensinar os conteúdos escolares e sua aprendizagem. Os dados analisados permitem afirmar que durante a Matemática Clássica, o ensino era centrado em procedimentos mecânicos. Na Matemática Moderna, o ensino era baseado na teoria dos conjuntos, nas estruturas Matemáticas e na lógica Matemática. E, na Educação Matemática, observou-se a procura por um ensino mais significativo, visnado que os estudantes se tornem aptos às exigências do mundo globalizado.
Downloads
Métricas
Referências
D’AMBROSIO, B. 1987. The dinamics and consequences of the modern mathematics reform movement fot brazilian mathematics education. Tese (Doutorado em Filosofia) – School of Education, Indiana University, Indiana.
D’AMBROSIO, U. 1986. Da realidade à ação. São Paulo: Summus.
________. 2007. Educação Matemática: da teoria à prática. 14 ed. São Paulo: Papirus.
DAMÁSIO, A. 2006. A prática docente do professor de matemática: marcas das concepções do livro didático. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. UFSC. V. 1, n. 2, p. 14-25, mês.
DAVIS, P.; HERSH, R. 1985. A experiência matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
DRUCK, S. 2006. Por uma Matemática para Todos. Revista Ciência Hoje, São Paulo, abr. 2006, entrevista, p. 13. Disponível em< http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chj&cod=_suelydruckporumamatematicaparatodos-entrevistacienciahoje225abr2006>. Acesso em: 02 maio. 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 329 PDF downloads: 245