UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA CONSULTADOS NO CURSO COLEGIAL – 1943 A 1961

Authors

  • Denise Franco Capello Ribeiro dfc.ribeiro@santanna.br
    UniSant’Anna - Brasil
  • Célia Maria Carolino Pires celia@pucsp.br
    PUC – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2013v13n2755-75

Keywords:

História da Matemática Escolar, Educação Matemática, Livro Didático, Cursos Colegiais

Abstract

Este artigo tem como objetivo contribuir para o estudo da trajetória histórica da constituição da disciplina escolar Matemática para o Curso Colegial, no período de 1943 a 1961, apresentando a matemática escolar neste período em que houve a reorganização dos ensinos de Matemática para este nível escolar e o surgimento da coleção de livros didáticos de Matemática intitulada Matemática 2° ciclo – 1ª, 2ª e 3ª séries, editados para atender aos novos programas de Matemática, dos autores Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Lisbôa da Cunha e Cesar Dacorso Netto, também conhecida como a Coleção dos 4 autores. Esta coleção parametrizou a organização de outros livros didáticos de Matemática, contribuindo para a padronização dos ensinos e constituição da disciplina escolar Matemática, para este nível de ensino. Para este estudo utilizamos os aportes teóricos de André Chervel, Alain Choppin e Roger Chartier, tendo como principais fontes de pesquisa a legislação pertinente a Reforma Gustavo Capanema, livros didáticos de Matemática editados para os Cursos Colegiais e registros de consultas a livros didáticos de Matemática, por alunos dos Cursos Colegiais, na biblioteca escolar da atual Escola Estadual São Paulo, no período compreendido entre 1943 a 1961.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BEZERRA, MANOEL JAIRO DE. Matemática – Primeiro Ano Colegial – Clássico e Científico, 3ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1955.

________________________________Matemática – Segundo Ano Colegial – Clássico e Científico, 3ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1955.

_________________________________Matemática – Terceiro Ano Colegial – Clássico e Científico, 2ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1957.

CARVALHO, THALES MELLO. Matemática para os Cursos Clássico e Científico, 1º ano, 7ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1950.

_____________________________Matemática para os Cursos Clássico e Científico, 1º ano, 8ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1953.

______________________________Matemática para os Cursos Clássico e Científico, 2ª série,Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1944.

_______________________________Matemática para os Cursos Clássico e Científico, 2ª série, 9ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1958.

_______________________________Matemática para os Cursos Clássico e Científico, 3ª série, 2ª edição, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1948.

CHARTIER, R. O Mundo como Representação. Estudos Avançados 11 (5), São Paulo, 1991.

CHERVEL, A. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n.2, Porto Alegre, 1990.

CHOPPIN, A. Pasado y presente de los manuals escolares. In: __________________La Cultura Escolar de Europa: tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000, p.107-141.

Published

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 349     PDF (Português (Brasil)) downloads: 174

How to Cite

CAPELLO RIBEIRO, Denise Franco; CAROLINO PIRES, Célia Maria. UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA CONSULTADOS NO CURSO COLEGIAL – 1943 A 1961. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 13, no. 27, p. 55–75, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2755-75. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/95. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos