GEORGE PÓLYA AND THE HEURISTIC TRADITION

Autores/as

  • Tibor FRANK frank@mpiwg-berlin.mpg.de
    Eötvös Loránd University, Budapest, Hungary [Currently: Max-Planck-Institut für Wissenschaftsgeschichte Endereço: Wilhelmstrasse 44 D- 10117 Berlin, Germany

DOI:

10.47976/RBHM2004v4n719-36

Palabras clave:

George Pólya, Resolução de Problemas, Heurística

Resumen

George Pólya (1887-1985) foi um dos maiores educadores matemáticos de todos os tempos. Nascido na Hungria, ele trabalhou como professor primeiramente na Suíça e resolveu imigrar para os Estados Unidos pouco antes das ameaças sofridas pela Segunda Guerra Mundial. Seu método de resolução de problemas não foi pioneiro em matemática, mas contribuiu para a teoria de conhecimento. Vários dos livros seus foram traduzidos para diferentes idiomas, particularmente How to Solve It (1945), um clássico nesta área. Estruturado com base em alguns membros famosos da comunidade húngara, e contemporâneos de Pólya, como Theodore von Kármán, John von Neumann, Michael Polanyi, Leo Szilard, Edward Teller, e Nobel Eugene Wigner Laureado, o artigo mostra como o pensamento heurístico tornou-se uma ferramenta e um método para uma geração inteira de cientistas. Traçando as origens deste método à matemática e à educação científica em Budapeste, por volta do século XIX, o autor mostra como até mesmo a Competição Matemática de Stanford (1946-1965) estava arraigada na Competição de Eötvös, organizada em Budapeste desde 1894. Críticos tinham razão ao notar que a influência de Pólya se estendia além da comunidade da educação matemática: em muitos casos ele ajudou na transferência da grande tradição liberal de raciocínio independente e da tática de resolver problemas da Hungria e do Império Austro-húngaro para os Estados Unidos.

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Citas

GEORGE PÓLYA AND THE HEURISTIC TRADITION

Publicado

2020-11-04

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Cómo citar

FRANK, Tibor. GEORGE PÓLYA AND THE HEURISTIC TRADITION. Revista Brasilera de História de la Matemática, [s. l.], vol. 4, n.º 7, p. 19–36, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n719-36. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/240. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos