GEORGE PÓLYA AND THE HEURISTIC TRADITION

Authors

  • Tibor FRANK frank@mpiwg-berlin.mpg.de
    Eötvös Loránd University, Budapest, Hungary [Currently: Max-Planck-Institut für Wissenschaftsgeschichte Endereço: Wilhelmstrasse 44 D- 10117 Berlin, Germany

DOI:

10.47976/RBHM2004v4n719-36

Keywords:

George Pólya, Resolução de Problemas, Heurística

Abstract

George Pólya (1887-1985) foi um dos maiores educadores matemáticos de todos os tempos. Nascido na Hungria, ele trabalhou como professor primeiramente na Suíça e resolveu imigrar para os Estados Unidos pouco antes das ameaças sofridas pela Segunda Guerra Mundial. Seu método de resolução de problemas não foi pioneiro em matemática, mas contribuiu para a teoria de conhecimento. Vários dos livros seus foram traduzidos para diferentes idiomas, particularmente How to Solve It (1945), um clássico nesta área. Estruturado com base em alguns membros famosos da comunidade húngara, e contemporâneos de Pólya, como Theodore von Kármán, John von Neumann, Michael Polanyi, Leo Szilard, Edward Teller, e Nobel Eugene Wigner Laureado, o artigo mostra como o pensamento heurístico tornou-se uma ferramenta e um método para uma geração inteira de cientistas. Traçando as origens deste método à matemática e à educação científica em Budapeste, por volta do século XIX, o autor mostra como até mesmo a Competição Matemática de Stanford (1946-1965) estava arraigada na Competição de Eötvös, organizada em Budapeste desde 1894. Críticos tinham razão ao notar que a influência de Pólya se estendia além da comunidade da educação matemática: em muitos casos ele ajudou na transferência da grande tradição liberal de raciocínio independente e da tática de resolver problemas da Hungria e do Império Austro-húngaro para os Estados Unidos.

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GEORGE PÓLYA AND THE HEURISTIC TRADITION

Published

2020-11-04

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How to Cite

FRANK, Tibor. GEORGE PÓLYA AND THE HEURISTIC TRADITION. Brazilian Journal on the History of Mathematics, [s. l.], vol. 4, no. 7, p. 19–36, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n719-36. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/240. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos