PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION

Autores

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica vgarnica@travelnet.com.br
    Doutor em Educação Matemática UNESP – Campus de Bauru

DOI:

10.47976/RBHM2001v1n237-57

Palavras-chave:

PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION

Resumo

Charles Sanders Peirce é um dos mais importantes filósofos americanos. Embora a literatura educacional, com raras exceções, negligencie esse aspecto, sabe-se que o Pragmatismo peirceano, por exemplo, é o ponto de partida de James e Dewey tendo, portanto, clara influência nos tratados educacionais. Os escritos matemáticos de Peirce, tanto quanto sua filosofia, são, segundo nosso ponto de vista, importantes sob dois aspectos: (1) como fonte de pesquisa em História da Matemática e (2) como recurso para compreendermos as concepções peirceanas acerca da Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina, uma questão claramente ligada à História da Educação Matemática. Neste artigo focamos especificamente sua produçào matemática, estudando os manuscritos da Primary Arithmetic e textos correlatos, numa tentativa de fundamentar nossas afirmações. Originalmente escrito em inglês, este artigo foi produzido durante nosso estágio de pós-doutoramento junto à Indiana University Purdue University, Indianapolis, Indiana, Estados Unidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bacon, F. (1952). Advancement of Learning. Novum Organum. Chicago: New Atlantis/Enciclopedia Britannica.

Cassidy, M.F. (1982). Toward Integration: Education, Instructional Technology, and Semiotics. Educational Communication and Technology: a journal of theory, research and development. 30(2), 75-89.

Cooper, T. L.(1967). The concepts of knowledge of Peirce and Dewey - The relation to education. Stanford University, CA (unpublished paper. ERIC# ED010852)

Cunningham, D.J. (1998). Cognition as semiosis: the role of inference. Theory and Psychology, 8, 827-840.

Descartes, R. (1961). Rules for the Direction of the Mind. Indianapolis: Bobbs-Merrill.

Eco, U., Sebeok, T. A (eds.). (1988). Dupin, Holmes, Peirce: The sign of three. Bloomington, IN: Indiana University Press.

Ernest, P. (1991). Philosophy of Mathematics Education. London: Falmer Press.

Garnica, A.V.M. (1996). On the Contribution of the Qualitative Research Based on Phenomenology to the Scientific Practice of Mathematics Education In Malara, N (ed.). An International View on Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Proceedings of the Working Group 25. International Congress of Mathematics Education (Seville). Modena, Italy: University of Modena. (pp. 52-64).

Downloads

Publicado

05-11-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 166     PDF downloads: 111

Como Citar

MARAFIOTI GARNICA, Antonio Vicente. PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37–57, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2001v1n237-57. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/266. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos