PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION

Autores/as

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica vgarnica@travelnet.com.br
    Doutor em Educação Matemática UNESP – Campus de Bauru

DOI:

10.47976/RBHM2001v1n237-57

Palabras clave:

PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION

Resumen

Charles Sanders Peirce é um dos mais importantes filósofos americanos. Embora a literatura educacional, com raras exceções, negligencie esse aspecto, sabe-se que o Pragmatismo peirceano, por exemplo, é o ponto de partida de James e Dewey tendo, portanto, clara influência nos tratados educacionais. Os escritos matemáticos de Peirce, tanto quanto sua filosofia, são, segundo nosso ponto de vista, importantes sob dois aspectos: (1) como fonte de pesquisa em História da Matemática e (2) como recurso para compreendermos as concepções peirceanas acerca da Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina, uma questão claramente ligada à História da Educação Matemática. Neste artigo focamos especificamente sua produçào matemática, estudando os manuscritos da Primary Arithmetic e textos correlatos, numa tentativa de fundamentar nossas afirmações. Originalmente escrito em inglês, este artigo foi produzido durante nosso estágio de pós-doutoramento junto à Indiana University Purdue University, Indianapolis, Indiana, Estados Unidos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Bacon, F. (1952). Advancement of Learning. Novum Organum. Chicago: New Atlantis/Enciclopedia Britannica.

Cassidy, M.F. (1982). Toward Integration: Education, Instructional Technology, and Semiotics. Educational Communication and Technology: a journal of theory, research and development. 30(2), 75-89.

Cooper, T. L.(1967). The concepts of knowledge of Peirce and Dewey - The relation to education. Stanford University, CA (unpublished paper. ERIC# ED010852)

Cunningham, D.J. (1998). Cognition as semiosis: the role of inference. Theory and Psychology, 8, 827-840.

Descartes, R. (1961). Rules for the Direction of the Mind. Indianapolis: Bobbs-Merrill.

Eco, U., Sebeok, T. A (eds.). (1988). Dupin, Holmes, Peirce: The sign of three. Bloomington, IN: Indiana University Press.

Ernest, P. (1991). Philosophy of Mathematics Education. London: Falmer Press.

Garnica, A.V.M. (1996). On the Contribution of the Qualitative Research Based on Phenomenology to the Scientific Practice of Mathematics Education In Malara, N (ed.). An International View on Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Proceedings of the Working Group 25. International Congress of Mathematics Education (Seville). Modena, Italy: University of Modena. (pp. 52-64).

Publicado

2020-11-05

Métricas


Visualizações do artigo: 166     PDF (Português (Brasil)) downloads: 111

Cómo citar

MARAFIOTI GARNICA, Antonio Vicente. PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 1, n.º 2, p. 37–57, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2001v1n237-57. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/266. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos