Divisão da circunferência em partes iguais e números complexos

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n43124-133

Palavras-chave:

Matemática, História, Ciclotomia, Teoria dos Números, Números Complexos

Resumo

O saber matemático existe pelo menos há cinco mil anos e o livro impresso existe pouco mais de quinhentos anos. Ao longo de história, o homem sempre foi fascinado por números e várias civilizações deixaram seu legado à Teoria dos Números. Os registros da história da Matemática nos proporcionam uma viagem no tempo, no percorrer dos passos de como os conceitos matemáticos, suas propriedades e métodos foram criados nos registros nas academias e nos jornais científicos bem como por meio de cartas entre seus pares. O presente trabalho traz a conjunção entre a ciclotomia (divisão de uma circunferência em partes iguais) e sua relação com os números complexos à luz da istória da Matemática e à teoria algébrica de equações que nos ajuda a entender que as ciências devem ser estudadas não pelo seu caráter prático, mas para estimular e fortificar o espírito de invenção no intuito de uma instrução intelectual sólida.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Roseane Ramos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra Comutativa, atuando principalmente nos seguintes temas:Matemática, Educação Matemática, História da Matemática, Teoria dos Números. 

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Publicado

22-03-2022

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Como Citar

RAMOS, Maria Aparecida Roseane. Divisão da circunferência em partes iguais e números complexos. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 22, n. 43, p. 124–133, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n43124-133. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/152. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos