DE LYSIMACO DA COSTA A EUCLIDES ROXO: A CONSTRUÇÃO DE UM IDEÁRIO PARA ORGANIZAR OS ENSINOS DE MATEMÁTICA NUMA ÚNICA DISCIPLINA ESCOLAR
DOI:
10.47976/RBHM2008v8n1575-86Palavras-chave:
história das disciplinas escolares, história da educação matemática, matemática escolarResumo
O objetivo principal deste texto é analisar historicamente o processo de elaboração de um ideário que justificou a criação da disciplina escolar Matemática no Brasil. Entre os personagens principais desse momento da história da educação matemática figuram os educadores Lysimaco da Costa e Euclides Roxo. O trabalho inscreve-se no campo depesquisa conhecido por história das disciplinas escolares. Como fontes principais foram utilizados os documentos relativos ao 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária, ocorrido em 1922; o Arquivo Escolar do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; e o Arquivo Pessoal Euclides Roxo, em São Paulo.
Downloads
Métricas
Referências
ARQUIVO DO COLÉGIO PEDRO II – Coletânea de Documentos. São Paulo: FAPESP/ GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. 1ª. Versão, 2005. 1 CDROM.
BRASIL. Congresso de Instrução Secundária e Superior que deverá ser reunir no Rio de Janeiro em 1922: regulamento e teses. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1921.
BRASIL. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária. Setembro a Outubro de 1922. Rio de Janeiro: Typ. Rua do Carmo, 1926.
CARVALHO, J. B. P. Euclides Roxo e as polêmicas sobre a modernização do ensino da matemática. In: VALENTE, Wagner R. (Org.) Euclides Roxo e a modernização do ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2004. p. 86-158.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 170 PDF downloads: 102