O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
10.47976/RBHM2012v12n2421-36Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Primário, AritméticaResumo
O artigo foca a emergência de novas propostas pedagógicas para o ensino da Aritmética no curso primário. Em específico, analisa o contraponto que se estabelece entre “ensino tradicional” e “ensino intuitivo” em finais do século XIX e primeiros anos do século passado. O estudo utiliza como fontes privilegiadas de pesquisa as revistas pedagógicas. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: Como se altera o conceito de número, no âmbito da matemática escolar, na passagem do chamado ensino tradicional para a vaga intuitiva?
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Referências
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Publicado
31-10-2020
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Como Citar
RODRIGUES VALENTE, Wagner. O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 21–36, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2012v12n2421-36. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/105. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos