Uma história a respeito dos Logaritmos
DOI:
10.47976/RBHM2022v22n43102-123Palavras-chave:
Logaritmos., História da matemática, História dos logaritmos, Educação Matemática.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a história do conceito de logaritmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nosso objetivo. Desenvolvemos essa revisão bibliográfica uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII. Concluímos que não há uma história única, há diversas perspectivas historiográficas possíveis que podem nortear ideologicamente a história contada.
Downloads
Métricas
Referências
BICUDO, M. A. V. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. R. B. E. C. T., v. 5, n. 2, 2012.
BICUDO, M. A. V. Apresentação. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa qualitativa: segundo a visão fenomenológica. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2011. p. 7-10.
BORGES, M. F. As abordagens historiográficas da matemática e sua importância para a Educação Matemática. In: VII CIBEM, 7. Anais... Montevidéu: 2013.
BRUCE, I. The Agony and the Ecstasy: The Development of Logarithms by Henry Briggs. The Mathematical Gazette, v. 86, n. 506, p. 216-227, 2002.
CAJORI, . History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 1, p. 5-14, 1913a.
CAJORI, F. History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 2, p. 35-47, 1913b.
CAJORI, F. History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 3, p. 75-84, 1913c.
CAJORI, F. History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 4, p. 107-117, 1913d.
CAJORI, F. Algebra in Napier’s day and alleged prior inventions of logarithms. In: KNOTT, C. G. (Org.). Napier tercentenary memorial volume. 1ª edição. Londres, 1915. p. 93-109.
D’AMBRÓSIO, U. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.3, p. 336-347, 2012.
DIAS, A. L. M. Controvérsias na história da matemática: a definição de logaritmo. In: Simpósio Nacional de História, 23. 2005, Londrina. Anais... Londrina: Associação Nacional de História, 2005.
GARNICA, A. V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.
HOBSON, E. W. John Napier and the Invention of Logarithms. Cambridge: at the University Press. 1914.
KNOTT, C. G. Preface. In: KNOTT, C. G. (Org.). Napier tercentenary memorial volume. 1ª edição. Londres, 1915.
MENDES, I. A.; SOARES, E. C. LogAritmos (Números da Razão). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
MOULTON, J. F. The invention of logarithms, its genesis and growth. In: KNOTT, C. G. (Org.). Napier tercentenary memorial volume. 1ª edição. Londres, 1915. p. 1-32.
NAPIER, J. The Description of the Wonderful Canon of Logarithms, and the use of which not only in Trigonometry, but also in all Mathematical Calculations, most fully and easily explained in the most expeditious manner. Edinburgo, 1614. Tradução e anotações de Ian Bruce. Disponível em: <http://17centurymaths.com/contents/napiercontents.html> Acesso em: 20/03/2020.
NAPIER, J. The Construction of the Wonderful Canon of LOGARITHMS, and the relations of these to the natural numbers. Edinburgo, 1619. Tradução e anotações de Ian Bruce. Disponível em: <http://17centurymaths.com/contents/napiercontents.html> Acesso em: 20/03/2020.
NOBRE, S. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SAITO, F. DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 731 PDF downloads: 671