FONTES HISTÓRICAS NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS INTERNACIONAIS

Authors

  • Bernadete Morey bernadetemorey@terra.com.br
    Departamento de Matemática – UFRN – Campus Natal – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2013v13n2673-83

Keywords:

Matemática, História, Fontes históricas no processo de ensino e aprendizagem, Educação Matemática

Abstract

O uso de fontes históricas nas salas de aula de matemática é reconhecidamente uma tarefa complexa. Mesmo assim, é um dos modos que a comunidade internacional de educadores
matemáticos tem lançado mão ao introduzir a história da matemática no ensino e na aprendizagem de matemática. Diante disso surgem duas questões: O que tem sido feito para
viabilizar o uso de fontes históricas em sala de aula? Quais argumentos têm sido usados para justificar tal uso? No presente artigo apresentamos alguns dos aspectos relevantes da
produção em artigos de periódicos e anais de eventos da última década na temática em discussão.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ARCAVI, Abraham; ISODA, Masami (2007). Learning to listen: from Historical sources to classroom practice. Educational Studies in Mathematics, 66 pp. 111-129.

GLAUBITZ, Michael (2011). The Use of Original Sources in the classroom: Empirical Research Findings. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 351-362

JANKVIST, Uffe Thomas (2013). The use of original sources and its possible relation to the recruitment problem. CERME 8, WG12, 6 -10 February 2013, Manavgat-Side,
Antalya - Turkey. http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/wg_papers.html, acesso em 15/02/2013.

JANKVIST, Uffe Thomas. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in math education. Educational Mathematical Studies, 71 pp. 235-261.

TZANAKIS, Constatinos; THOMAINIDIS, Yannis (2011). Classifying the arguments and methods to integrate history in mathematics education: an example. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 1-14.

Published

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 320     PDF (Português (Brasil)) downloads: 226

How to Cite

MOREY, Bernadete. FONTES HISTÓRICAS NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Brazilian Journal on the History of Mathematics, [s. l.], vol. 13, no. 26, p. 73–83, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2673-83. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/125. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos