FONTES HISTÓRICAS NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS INTERNACIONAIS
DOI:
10.47976/RBHM2013v13n2673-83Palavras-chave:
Matemática, História, Fontes históricas no processo de ensino e aprendizagem, Educação MatemáticaResumo
O uso de fontes históricas nas salas de aula de matemática é reconhecidamente uma tarefa complexa. Mesmo assim, é um dos modos que a comunidade internacional de educadores
matemáticos tem lançado mão ao introduzir a história da matemática no ensino e na aprendizagem de matemática. Diante disso surgem duas questões: O que tem sido feito para
viabilizar o uso de fontes históricas em sala de aula? Quais argumentos têm sido usados para justificar tal uso? No presente artigo apresentamos alguns dos aspectos relevantes da
produção em artigos de periódicos e anais de eventos da última década na temática em discussão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
ARCAVI, Abraham; ISODA, Masami (2007). Learning to listen: from Historical sources to classroom practice. Educational Studies in Mathematics, 66 pp. 111-129.
GLAUBITZ, Michael (2011). The Use of Original Sources in the classroom: Empirical Research Findings. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 351-362
JANKVIST, Uffe Thomas (2013). The use of original sources and its possible relation to the recruitment problem. CERME 8, WG12, 6 -10 February 2013, Manavgat-Side,
Antalya - Turkey. http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/wg_papers.html, acesso em 15/02/2013.
JANKVIST, Uffe Thomas. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in math education. Educational Mathematical Studies, 71 pp. 235-261.
TZANAKIS, Constatinos; THOMAINIDIS, Yannis (2011). Classifying the arguments and methods to integrate history in mathematics education: an example. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 1-14.
GLAUBITZ, Michael (2011). The Use of Original Sources in the classroom: Empirical Research Findings. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 351-362
JANKVIST, Uffe Thomas (2013). The use of original sources and its possible relation to the recruitment problem. CERME 8, WG12, 6 -10 February 2013, Manavgat-Side,
Antalya - Turkey. http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/wg_papers.html, acesso em 15/02/2013.
JANKVIST, Uffe Thomas. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in math education. Educational Mathematical Studies, 71 pp. 235-261.
TZANAKIS, Constatinos; THOMAINIDIS, Yannis (2011). Classifying the arguments and methods to integrate history in mathematics education: an example. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 1-14.
Downloads
Publicado
31-10-2020
Métricas
Visualizações do artigo: 352 PDF downloads: 236
Como Citar
MOREY, Bernadete. FONTES HISTÓRICAS NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 73–83, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2673-83. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/125. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos